Vistoria semestral do transporte escolar começa próxima segunda na STTP

vistoriaA Prefeitura de Campina Grande, através da STTP, realiza a partir desta segunda-feira, 13, até a próxima sexta-feira, 24, a vistoria do transporte escolar regulamentar 2014.1. Mais de 30 veículos passarão por inspeção para verificar as condições dos itens de segurança. O procedimento, que será realizado de segunda à sexta nas dependências da STTP, das 08h às 11h e das 14h às 17h, inclui também a verificação da documentação dos condutores.

De acordo com Vicente Rocha, superintendente da STTP, para transportar estudantes o motorista deve ter CNH categoria D, mais de 21 anos, ter feito curso específico e apresentar Certidão Negativa de Antecedentes Criminais. “A vistoria é obrigatória e objetiva garantir que os veículos que compõem a frota estejam em perfeitas condições de segurança e que os condutores sejam devidamente preparados para transportar vidas”, disse.

A STTP adverte que só serão autorizados à prestação do serviço os veículos que atenderem às determinações do Código de Trânsito Brasileiro e do regulamento que disciplina o transporte de escolares no município. Além disso, lembrou que o não comparecimento à vistoria no prazo determinado tira do permissionário o direito de exercer o serviço.

Dentre os itens que passam por avaliação estão o sistema elétrico, freios, pneus, direção, mecânica, estado de conservação e layout dos carros. Os vistoriadores ainda checam as janelas, que só podem abrir 15 centímetros; conferem se há cinto de segurança em número correspondente ao da lotação, instalado de acordo com as normas do Conselho Nacional de Trânsito; encosto de cabeça para veículos com capacidade até 20 lugares; além da data de validade do extintor de incêndio.

Fiscalização – Após o prazo final do processo de vistoria semestral, a STTP realizará fiscalização do transporte de escolares, visando coibir a ação dos veículos clandestinos. A fiscalização consiste no acompanhamento, caracterização, abordagem e autuação de veículos que não possuam autorização da autarquia.

De acordo com a Gerência de Fiscalização de Transportes, os veículos estarão sendo abordados quando do embarque/desembarque de crianças, normalmente uniformizadas, em vias públicas de Campina Grande, e nas proximidades de estabelecimentos de ensino.

Através das fiscalizações, resultados importantes são atingidos, principalmente em relação à segurança do serviço. Prova disso é que nunca foi registrado um acidente com vítimas por falha mecânica no sistema escolar regulamentado pela STTP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO