Vídeo sobre projeto de parto humanizado do Isea é finalista de prêmio nacional

melaniaO projeto “Humanização da Assistência ao Parto” do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea) foi selecionado como finalista em um concurso cultural promovido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A produção campinense concorre em uma lista com 30 vídeos na etapa final de avaliação do concurso “Somos parte do SUS que dá certo” e foi idealizada pela obstetra Melania Maria Ramos de Amorim.

O objetivo do projeto, criado em 2007, é fazer com que as mulheres tenham assistência integral, tornando o parto mais humanizado e natural para que o nascimento aconteça sem o uso de medicamentos ou manobras. Durante o procedimento, as gestantes são acompanhadas por uma equipe de voluntários, composta por diversos profissionais, como psicólogos e fisioterapeutas, por exemplo, além dos médicos e enfermeiros.

O concurso cultural teve 284 vídeos inscritos, que foram assistidos por dezoito apoiadores da Política Nacional de Humanização (PNH). Eles avaliaram experiências de cada região brasileira, observando critérios como criatividade e potencial para melhorar o acesso e qualidade no SUS. Após a análise, trinta vídeos foram encaminhados à comissão julgadora do concurso, que vai escolher dez vídeos.

O resultado será conhecido no dia 28 de novembro, durante o Seminário 10 Anos da PNH, que vai ocorrer em Brasília (DF). Entre os dez vídeos selecionados pela comissão, ainda haverá uma premiação na categoria Voto Popular para o mais votado pelos internautas no site da Rede HumanizaSUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO