Vídeo do Isea vence concurso cultural nacional da Rede Humaniza SUS

isea_videoO projeto Humanização do Parto, desenvolvido por profissionais do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – Isea vai receber uma menção honrosa do Ministério da Saúde. A experiência foi uma das duas vencedoras do concurso cultural “Somos parte do SUS que dá certo”. O trabalho da maternidade pública de Campina Grande foi mostrado em um vídeo, produzido pela própria equipe do projeto, e ficou em primeiro lugar numa votação popular feita pela internet.

A produção campinense concorreu com 282 trabalhos, passou pela avaliação de especialistas e foi a voto popular. Na última etapa da disputa, o público votou entre dez experiências que também mostravam iniciativas de humanização do atendimento na saúde pública brasileira. Foram computados mais de 6,5 mil votos válidos e o projeto do Isea acabou sendo escolhido por 2.104 internautas.

O vídeo demonstra a prática das recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS para a assistência humanizada ao parto, seguindo as evidências científicas mais recentes, com foco no benefício das usuárias. A produção retrata ainda a sensibilização dos profissionais de saúde que atuam na assistência ao parto no Isea, assim como a participação de estudantes no projeto. A proposta do trabalho é reconhecer o parto como evento integrativo biopsicossocial e espiritual, e não como ato médico, estimulando o uso de métodos não farmacológicos de alívio da dor.

Coordenadora do projeto e autora do trabalho, a médica Melânia Amorim ressaltou o comprometimento dos profissionais da maternidade que participam da iniciativa de apoio e estímulo ao parto humanizado. “Agradeço aos colegas de trabalho, à direção da maternidade e todos da Secretaria Municipal de Saúde que se mobilizaram nesta conquista”, reconheceu.

Veja aqui o Video

Link do resultado oficial: http://www.redehumanizasus.net/80353-voto-popular-destaca-a-humanizacao-do-sus-na-paraiba-e-em-goias

1 comment

  1. É uma das mais lindas experiências que Deus proporciona à mulher; uma das mais lindas e emocionantes cenas que se pode ver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO