Vice-presidente do Conselho de Segurança participa de reunião no MP

Araujo_MP_reuniaoO Ministério Público reuniu, na tarde desta quinta-feira, 20, representantes de lideranças comunitárias, da Polícia Militar e do Conselho Municipal de Segurança Comunitária de Campina Grande, representado pelo seu vice-presidente, José Araújo do Nascimento, para uma ampla discussão sobre o índice de jovens vítimas da violência na Paraíba e em particular em Campina.

Segundo dados apresentados pelo promotor Herbert Targino, o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) revela que em Campina Grande, até 2016, quatro em cada 1.000 vítimas de homicídio terá menos de 18 anos. O IHA permite estimar o risco de adolescentes, com idade entre 12 e 18 anos, perderem a vida por causa de assassinatos.

Herbert Targino frisou em sua fala que não é um problema específico da polícia, mas que envolve toda a comunidade.

Ele apelou para a aproximação entre a corporação militar e o cidadão. Herbert Targino também falou sobre a parceria que está fazendo com a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação, para a realização de um concurso de redação entre crianças matriculadas do 5º ao 9º ano. “Desafiamos a gestão municipal de educação para que os alunos façam a redação sobre a segurança na sua comunidade”, disse.

O vice-presidente do Conselho Municipal de Segurança Comunitária de Campina Grande, por sua vez, destacou o envolvimento da Prefeitura com o tema e iniciativas como a da criação do Conselho Municipal, que tem como meta apresentar medidas proativas em favor do controle do problema. “Já temos a proposta da criação da identificação dos capacetes para quem utiliza as motocicletas como transporte”, lembrou.

Ao longo da reunião, vários líderes comunitários apresentaram relatos sobre a situação da segurança nos bairros que representam e também apontaram sugestões para minimizar o problema, como tempo integral nas escolas, ampliação dos espaços de esporte e lazer para crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO