Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira

Vacina_bancosA Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe entrou na reta final. Quem ainda não foi imunizado, deve procurar um posto de saúde mais perto de casa para tomar a dose da vacina, até esta sexta-feira, 10. Podem se vacinar gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, crianças de seis meses e menores de dois anos, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em Campina Grande, até as 17 horas desta quarta-feira, 08, foram vacinadas mais de 41 mil pessoas. A meta é vacinar pouco mais de 51 mil pessoas dos grupos prioritários da campanha, que teve início no dia 15 de abril em todo o país.

A coordenadora de imunização do município, Miralva da Cruz, lembra que a vacina demora até 15 dias para produzir anticorpos contra a gripe, por isso a imunização deve ser feita o quanto antes. “Os idosos, principalmente, devem ficar atentos ao prazo da campanha, pois a vacinação pode reduzir o risco de pneumonias em cerca de 60% e em 68% o risco de morte para este público”, explicou.

Miralva lembra ainda que a população pode adotar outras medidas simples para evitar a contaminação por gripe, como lavar as mãos com água e sabão depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes das refeições, como também usar lenço descartável, por exemplo. “Além dos cuidados com a higiene pessoal, é importante que o ambiente doméstico seja arejado. Recomenda-se que a pessoa que estiver no período de transmissão da doença evite sair de casa e permanecer em locais fechados ou de grande aglomeração de pessoas”, informou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO