ubs_acao_sabado

UBS realizam ações de promoção e prevenção à saúde neste sábado

ubs_acao_sabadoCaminhada, palestras, atendimentos e diversos serviços de promoção e prevenção à saúde movimentaram a manhã deste sábado, 15, em três bairros de Campina Grande. Em parceria com instituições de ensino e órgãos públicos da cidade, equipes das Unidades Básicas de Saúde – UBS promoveram ações educativas e ofereceram atendimento aos usuários das comunidades atendidas nas mobilizações, que marcaram o encerramento das comemorações da semana do Dia Internacional da Mulher.

No bairro do Tambor, as atividades tiveram início com uma caminhada que mobilizou cerca de 100 mulheres pelas ruas da comunidade, com direito a exercícios de alongamento com a equipe Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf. Em seguida, foi realizada uma palestra sobre a prevenção ao câncer de boca e profissionais da Faculdade Maurício de Nassau realizaram atendimentos em fisioterapia dermato-funcional. As usuárias puderam fazer limpeza de pele e ainda receberam orientações sobre as doenças provocadas pela mudança hormonal e pelo uso de produtos de limpeza, por exemplo.

Na Zona Sul da cidade, as atividades aconteceram na Catingueira. Uma palestra sobre o vírus HPV marcou o início das ações. Os profissionais de saúde aproveitaram o momento para divulgar e tirar dúvidas sobre a vacina contra a doença, que a partir de agora, está disponível no Sistema Único de Saúde – SUS pra meninas de 11 a 13 anos. Logo após a atividade, foi iniciado um mutirão de exames citológicos e da mama.

Com o tema “É bem estar bem”, a mobilização na Ramadinha foi voltada, principalmente, para a prevenção ao uso do crack, álcool e outras drogas. O evento foi realizado em parceria com profissionais e estudantes que participam do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, o PET Saúde Mental, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. As ações educativas contaram ainda com a participação do Corpo de Bombeiros, Nasf e dos Centros de Atenção Psicossocial – Caps.

Para a diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Giovanna Cordeiro, as a atividades deste sábado nas UBS deverão se repetir em outros finais de semana, em outras áreas da cidade. “Foi um dia importante, porque conseguimos falar de diversos temas, como prevenção às DST, tuberculose, câncer de colo do útero, diabetes, hipertensão e saúde mental. Estas ações reforçam o objetivo da Estratégia de Saúde da Família, que é o cuidado integral na garantia de direitos de promoção e prevenção à saúde das pessoas”, afirmou a diretora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


TOPO