Tropeiros da Borborema abre programação da noite de São João no Parque do Povo

Guerreiro_AlagoasO grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema, de Campina Grande, será  a primeira atração do palco Ronaldo Cunha Lima, neste domingo (23), no Parque do Povo, com o folguedo ‘Guerreira de Alagoas’. A exibição está prevista para as 20 horas, antecedendo as apresentações de Elba Ranalho, Menina do céu, Tom Oliveira, Renata Arruda e Luizinho Calixto.

O Guerreiro é um auto natalino genuinamente alagoano, surgido no início do século XX, de caráter dramático, profano e religioso. É uma junção de elementos dos pastoris, cheganças, quilombos, caboclinhos Para alguns estudiosos do folclore, se trata de um reisado moderno.

Os brincantes, como costumam chamar, conduzem em suas cabeças réplicas de igrejas e pequenas capelas, simbolizando o lado religioso e também portam espadas, expressando o aspecto guerreiro. Entre os participantes, dois palhaços se encarregam de divertir o público, com suas loas.

O espetáculo, com coreografias bem definidas e movimentadas, se completa com colorido das vestimentas e as fitas enfeitando as igrejas e capela e que chamam a atenção do público.

Fundado em 1982, com o objetivo de resgatar, preservar e difundir a cultura nordestina, o ‘Tropeiros da Borborema’ é o pioneiro na dança popular em Campina Grande, e tem participação nos festejos do Maior São João do Mundo com absoluto sucesso desde a sua primeira edição, há 30 anos.

Além de ter inspirado a criação de vários outros grupos na Paraíba e em outros estados, o ‘Tropeiros’, considerado por críticos de dança como a “expressão viva do folclore”, foi reconhecido também como o grupo mais autêntico e popular do mundo em festivais internacionais na Europa e na Ásia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO