Sucesso marca 1ª Etapa do Curso gratuito de Inseminação Artificial

sem_inseminacaoA Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Agricultura do Município, realizou no ultimo final de semana, dias 30 e 31 de agosto, a etapa teórica do 1º Curso Gratuito de Inseminação Artificial em Bovinos. O curso faz parte do Programa Municipal de Inseminação Artificial (PROINSA), que tem por finalidade o melhoramento genético do rebanho e a consequente recuperação da bacia leiteira do município.

Durante a abertura, o secretário de Agricultura do Município, Guilherme Almeida, destacou aos participantes que a SEAGRI/CG está recebendo todo apoio do prefeito Romero Rodrigues para que todos os esforços sejam feitos visando à recuperação da produção de leite e derivados de nossa região, propiciando, assim, ao homem do campo, um incremento além de técnico, financeiro. Guilherme também destacou que, devido ao grande sucesso, a SEAGRI já esta elaborando um calendário para abertura de novas turmas gratuitas.

Esta primeira etapa do curso, que está sendo ministrado pelo médico veterinário Antônio Araújo Neto, ocorreu no Parque de Exposição de Animais, no Ligeiro. De acordo com o veterinário, foram apresentados aos alunos técnicas sobre ciclo estral, anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor da fêmea bovina, bem como as técnicas para sincronização do cio, manejo reprodutivo, sanitário, nutricional, dentre outros.

Segundo o veterinário Antônio Neto, esta primeira etapa foi exitosa, pois, além de atingir um público além das expectativas, demonstrou também que o homem do campo está interessado na obtenção de novas técnicas para melhorar seu plantel. Ele destacou que a segunda etapa será toda prática e acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro, na Fazenda Vale do Ipê e na Fazenda Velame, através da utilização de diversos animais, possibilitando, assim, uma maior prática dos alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO