STTP implanta novos semáforos com botoeira

semaforoA Prefeitura de Campina Grande, através da Gerência de Operações de Trânsito da STTP, instalou nas últimas semanas mais três semáforos para pedestres, com botoeira, nas ruas com grande fluxo de veículos, somando quatro equipamentos em toda a cidade.

Além de trazer segurança na travessia, o funcionamento deste semáforo inteligente consiste em um equipamento tradicional, mas que permanece verde para os carros durante o tempo mínimo de 30 segundos. Na hora da travessia, o pedestre aperta um botão e em instantes o sinal fica vermelho para os carros, durante 15 segundos.

Para a implantação dos semáforos, foram instalados braços, grupos focais e controladores. Os equipamentos estão localizados nas ruas Venâncio Neiva (Calçadão), XV de Novembro, defronte ao Estadual da Palmeira (Anésio Leão); e na Aprígio Veloso, em Frente à UFCG, em fase de conclusão até esta sexta-feira.

Os benefícios com essa sinalização respondem ao Programa Municipal de Segurança Viária, que consiste na fluidez no trânsito associada à garantia na travessia protegida na faixa para os pedestres, e contempla dois projetos:

1 – Área escolar: Engenharia de tráfego (sinalizações horizontal, vertical e redutores de velocidade), educação de trânsito e reforço policial, com 26 escolas já atendidas;

2 – Melhoria de Travessia: Avanço de calçada (Avenida Floriano Peixoto – Shopping Lindaci Medeiros), faixa de travessia de pedestre elevada, e semáforo com botoeira.

Para Vicente Rocha, superintendente da STTP, “a execução desses projetos dentro do Programa de Segurança Viária é de grande relevância, já que o principal objetivo é a segurança tanto do motorista como do pedestre, como, por exemplo, o atendimento no bairro da Palmeira, onde moradores solicitavam atenção naquela região, quanto à segurança viária e de travessia”.

Ação aprovada – Aposentados, estudantes e demais populares que transitam pelos trechos onde os equipamentos foram instalados parabenizaram a iniciativa da STTP em instalar o semáforo com botoeira. O comerciário Alex Nóbrega, que todos os dias passa pelo calçadão da Rua Cardoso Vieira, disse que a implantação do semáforo vai garantir uma travessia segura e o pedestre terá o respeito dos motoristas. “Antes, eram poucos os motoristas que paravam. Agora, estamos mais seguro, encerrando o conflito de trânsito no local”, ponderou o comerciário.

Durante uma semana, equipes de orientadores de educação de trânsito e agentes da STTP estão acionadas para orientar motoristas e pedestres sobre os novos equipamentos, que funcionam da seguinte forma: quando pressionado o botão de comando, o equipamento fica verde para travessia do pedestre e vermelho para os veículos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO