STTP executa primeira etapa do projeto de faixa exclusiva de ônibus

sttp_placasCampina Grande teve um acréscimo significativo do número de veículos nos últimos anos. Em 2003, a cidade tinha uma frota de 47 mil veículos e, hoje, já conta com 135 mil, num acréscimo de 6% ao ano. Esse grande volume de veículos gera uma crescente disputa de espaço físico nas vias públicas de Campina Grande, com um acirramento bem mais elevado nas áreas com grandes corredores.

De acordo com Vicente Rocha, superintendente da STTP, em diversas áreas da cidade o órgão vem desenvolvendo ações de engenharia de tráfego para estancar problemas de fluxo de veículos e melhorar a velocidade operacional dos ônibus, em vias como a Avenida Canal, Almeida Barreto, Aprígio Veloso e Almirante Barroso, sempre procurando despertar nos condutores de veículos a importância da educação de trânsito.

“Lamentavelmente, nossos motoristas ainda não conseguiram desenvolver suficientemente a educação de trânsito, compreendendo o respeito de uns para os outros naquilo que concerne aos seus direitos e deveres”, pondera.

Por determinação do prefeito Romero Rodrigues, a STTP promoveu estudos e está executando o projeto de faixa exclusiva de ônibus na Avenida Floriano Peixoto, no trecho entre o Hospital de Trauma até o Viaduto, em duas etapas. O projeto é similar ao que foi implantado na Avenida Canal, que resultou em sucesso de melhoria para o sistema de transporte público de passageiro.

Nesta primeira etapa, os trabalhos já foram iniciados, na última segunda-feira, 04, com a implantação de mais de 60 placas regulamentando o estacionamento e parada proibida no trecho entre a Rua Melo Leitão ao Trauma. A execução do projeto se dá em várias etapas, incluindo serviços operacionais de engenharia, fiscalização e de educação. A partir da próxima segunda-feira, 11, será realizada uma campanha educativa, informando quanto à mudança estabelecida no estacionamento proibido daquela via.

Através de encontros e reuniões, o projeto será discutido com a comunidade, apresentando todo o planejamento de execução à população e comerciantes do São José, Centenário, Santa Rosa e Malvinas, mostrando o que é a faixa exclusiva de ônibus e suas consequências.

Conforme o cronograma de ações de melhoria urbana naquela avenida, serão executados os serviços de implantação da faixa da direita como preferencial para coletivos e proibição aos motoristas de parar e estacionar seus veículos no lado direito da avenida, nos dois sentidos.

Após a realização do trabalho educativo de estacionamento proibido, a STTP estará implantando a sinalização horizontal com marca viária e tachões. Para isso também será feita outra ampla campanha educativa através da imprensa e por toda avenida, informando através de panfletagem. Em seguida haverá o trabalho de fiscalização de orientação, através de equipes de agentes de trânsito que estarão abordando condutores de veículos e informando das mudanças naquela artéria. E, por fim, em meados de dezembro, haverá a última etapa do planejamento, com a fiscalização punitiva de proibição de estacionamento.

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