saude

Sírio-Libanês vai realizar cursos para profissionais do SUS

saudeGraças a uma parceria do Hospital Sírio-Libanês e do Ministério da Saúde com a Secretaria Municipal de Saúde, Campina Grande vai sediar a realização de cursos de capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde – SUS que atuam na cidade e em outros quinze municípios paraibanos. A iniciativa faz parte de uma estratégia de incentivo ao desenvolvimento de projetos educacionais de apoio ao SUS e vai destinar 120 vagas de especialização em saúde pública. O objetivo é que os trabalhadores possam desenvolver projetos práticos para melhorar a qualidade dos serviços em suas cidades.

Os cursos serão gratuitos e deverão ser oferecidos na modalidade semi-presencial, com carga horária de 360 horas. O processo seletivo deverá acontecer no mês de fevereiro, através de edital, e o início das aulas será no mês de março do próximo ano. No entanto, educadores do Sírio-Libanês já estão ministrando os cursos de atualização e especialização em Processos Educacionais na Saúde, voltados para os facilitadores dos cursos de pós-graduação. Eles vão atuar como professores e contarão com o apoio de autores e especialistas.

De acordo com Adriane Jacinto, gestora de aprendizagem para a 16ª Região de Saúde da Paraíba, que compreende os dezesseis municípios participantes da estratégia, serão oferecidas vagas para os cursos de especialização em Gestão Clínica nas Regiões de Saúde, Regulação em Saúde no SUS e Processos Educacionais na Saúde. Cada um deles terá trinta vagas. “A proposta é trazer um conjunto de iniciativas voltadas ao fortalecimento da região de saúde e das redes de atenção, bem como ampliar o acesso, humanizar e promover a integralidade do cuidado à saúde, além de outras ações com o intuito de melhorar a eficiência, eficácia e efetividade dos serviços de saúde”, explicou.

Segundo a secretária municipal de saúde, Lúcia Derks, a parceria da Prefeitura à realização dos cursos se dará no apoio logístico e tecnológico durante as aulas. Para ela, a iniciativa é uma oportunidade para qualificar os serviços, além de servir como estímulo aos profissionais do SUS. “É mais uma inovação que estamos apoiando no sentido de garantir a educação permanente dos nossos servidores. São cursos reconhecidos de alto nível e reconhecidos nacionalmente e que, sem dúvida, trarão benefícios práticos para a saúde pública campinense e dos municípios que estão envolvidos na estratégia”, comemorou a secretária.

Quem quiser obter informações detalhadas sobre cada um dos cursos de pós-graduação que serão oferecidos, basta consultar o site do Hospital Sírio-Libanês (www.hospitalsiriolibanes.org.br/ensino).

2 comments

  1. Quanto mais capacitação, melhor o serviço público fica. E com o Hospital Sírio Libanês que é referência em todo tipo de tratamento no país, essa qualificação fica ainda mais especial já que só tem a acrescentar, tanto aos profissionais quanto a cidade, por meio da prefeitura, que ampliará aos usuários do serviço a melhoria dos seus profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


TOPO