Semas lançará curso profissionalizante para mães

rubensnascimentoA Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) vai lançar na próxima segunda-feira, 12, às 14h30, o curso de corte e costura destinado às mães das crianças assistidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O lançamento vai acontecer na sede do Núcleo de Apoio à Criança – NACA, localizado na Avenida Portugal, s/n, Bodocongó.

O curso vai contemplar, na sua primeira turma, vinte mães e foi viabilizado numa parceria da Prefeitura com o Ministério Público Federal do Trabalho, que forneceu o maquinário. A Prefeitura vai garantir os insumos e os oficineiros. “A criança é explorada pela condição financeira familiar, então estamos atuando de forma a contemplar também a família”, disse o secretário executivo da Semas, Rubens Nascimento.

De acordo com a coordenadora do Peti, Jussara Melo, o curso terá duração de um mês e tem a pretensão de capacitar as mães das crianças assistidas para produção de renda extra. As aulas acontecerão a partir da próxima quarta-feira na sala do Peti em funcionamento no NACA, em Bodocongó.

Atualmente, o Peti presta assistência a uma média de 400 crianças por dia, sendo metade em cada turno. No programa, elas recebem orientação pedagógica, psicológica e social através de oficinas educativas, além de participarem de oficinas de informática, capoeira e educação física.

O público alvo do Programa são as crianças em situação de trabalho, na faixa etária que vai dos seis aos 16 anos incompletos. Para participar do Peti a criança deve frequentar a escola em um dos turnos. O Programa funciona em Bodocongó, com extensões no bairro de José Pinheiro e no distrito de São José da Mata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO