SEMAS divulga resultados da primeira semana da ação intersetorial no Parque do Povo

SEMAS_avaliacao_pq_povoA Secretária de Assistência Social de Campina Grande, Eva Gouveia, reuniu no Centro Cultural Lourdes Ramalho, local onde esta localizada a base da Ação Intersetorial, os técnicos sociais para divulgar e debater os resultados da primeira semana das abordagens realizadas no combate a exploração do trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes durante O Maior São João do Mundo.

Essa ação é um trabalho integrado entre o Ministério Público do Trabalho da Paraíba (MPT-PB), Secretaria de Assistência Social, Secretária de Educação, Secretária de Saúde, Conselho Tutelar e a Vara da Infância.

Na ocasião, foi divulgado o balanço da primeira semana da ação intersetorial no São João, ressaltando que a proibição da entrada de menor de 16 anos sem ser acompanhado por um responsável, foi fundamental para a diminuição dos números de atendimentos das equipes de abordagem, a Secretaria de Educação e a Vara da Infância distribuíram nas escolas a Portaria onde informa a proibição, de forma educativa.

Na primeira semana das ações durante do São João de 2015, foram abordados e identificados 29 crianças e adolescentes em situação de exploração de trabalho infantil, na comercialização de produtos, já na edição de 2016, foram identificados 25 casos, na mesma situação, uma redução de 13%.

Já na catação de reciclagem, no ano de 2015 – 18 crianças e adolescentes foram abordadas e identificadas na exploração de trabalho infantil, no ano de 2016 – 5 crianças e adolescentes, uma redução considerável de 72%. A redução dos números é fruto das intensas fiscalizações da ação intersetorial no ambiente da festa.

Todos os barraqueiros e vendedores ambulantes, foram informados sobre a proibição da venda de bebida alcoólica a menores de 18 anos e exploração do trabalho infantil, durante o evento. Caso identificado a venda o mesmo é autuado e poderá perde a barraca, no ano seguinte não poderá fazer o credenciamento.

“Gostaria de parabenizar todos os técnicos e destacar o apoio do prefeito Romero Rodrigues, através da coordenação do evento, e do Ministério Público do Trabalho. Sem esses apoios e a determinação de todos vocês não estaríamos nessa noite comemorando esses números”, enfatizou Eva Gouveia.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO