Semana do Bebê vai envolver todos os órgãos da administração

semana-bebe-unicefA Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Campina Grande vai realizar no próximo mês de outubro a 2ª Semana do Bebê. A data foi anunciada nesta terça-feira, 23, durante o primeiro encontro preparatório para a mobilização, que irá promover diferentes ações como seminários, oficinas, palestras e atividades artísticas e culturais. No evento, foram definidas ainda as estratégias de divulgação e sensibilização dos gestores públicos e de outros setores da sociedade na iniciativa de promoção à atenção integral das crianças.

O encontro, promovido em parceria com o UNICEF, órgão apoiador da Semana do Bebê, contou com a participação das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Secretaria de Desenvolvimento Humano do Governo do Estado, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, além do Ministério da Saúde e foi aberto pelo prefeito Romero Rodrigues. O chefe do executivo municipal destacou a importância da realização do evento e garantiu que todos os órgãos da prefeitura vão se envolver na mobilização. “A atenção integral à criança nos seus primeiros anos de vida deve estar na pauta da nossa gestão, por isso, será um compromisso de todos e uma prioridade a efetivação de políticas públicas nesse sentido”, disse o prefeito.

A secretária de saúde, Lúcia Derks, destacou o apoio das outras áreas da administração pública municipal nas ações da saúde e afirmou que as parcerias serão fundamentais para o sucesso da Semana do Bebê. “Não seria possível pensar a atenção integral à criança na Primeira Infância, que compreende a fase que vai até os seis primeiros anos de vida, sem uma ação intersetorial, a exemplo do que estamos fazendo no Programa Saúde na Escola, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que já vem dando resultados positivos”, afirmou.

Segundo a coordenadora regional do UNICEF, Jane Santos, a estratégia Semana do Bebê vem fortalecendo e contribuindo com os parceiros governamentais do órgão, sociedade civil e organizações não governamentais que atuam ou estão sensibilizadas para construção de pautas e ações que garantam direitos para a Primeira Infância. “A mobilização tem essa função de sensibilizar os gestores e a sociedade para a importância dessa fase da vida no desenvolvimento integral da criança, pois é nela que a criança desenvolve seu potencial cognitivo, hábitos alimentares e processos de aprendizagem e relacionamento”, explicou.

Além de Campina Grande, na Paraíba, os municípios de Cabedelo, Bananeiras, Cuité, São Mamede, Salgadinho, Joca Claudino, Picuí, Brejo do Cruz e São José do Brejo do Cruz também vão realizar a Semana do Bebê. Representantes de cada um deles participaram do encontro promovido hoje pela Secretaria Municipal de Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO