saude

Semana de Luta contra a Aids segue até a sexta-feira

saudeO Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado neste domingo, 1º de Dezembro, foi lembrado com ações preventivas e uma missa em ação de graças pela vida das pessoas que convivem com a doença, em Campina Grande. As atividades aconteceram pela manhã e fazem parte da campanha de prevenção e combate ao preconceito e à discriminação aos soropositivos, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. A mobilização segue até a sexta-feira, 06, com a realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais e ações educativas nas Unidades Básicas de Saúde.

As atividades do domingo começaram na Vila Plínio Lemos, no bairro de José Pinheiro, durante um torneio de futebol amador. No local, foram realizados os testes rápidos para os participantes do evento esportivo e torcedores. O industriário Antônio Campos, 32 anos, aproveitou para fazer o exame de HIV pela primeira vez. “Realmente, nunca tinha feito, mas graças a Deus está tudo em ordem. O teste é muito simples e rápido, agora vou fazer periodicamente”, garantiu.

Segundo coordenador municipal de DST, Aids e Hepatites Virais, Silvestre Gonçalves Maia, a ação no Plínio Lemos também foi uma forma de reforçar o trabalho de prevenção que vem sendo realizado pela equipe da Unidade Básica de Saúde da comunidade. “Todos os domingos a equipe está na Vila acompanhando esses atletas de fim de semana. Nada melhor que unir a oportunidade de trazer até eles esses exames que são tão simples e seguros”, destacou.

A programação religiosa do 1º de dezembro aconteceu na Catedral Nossa Senhora da Conceição, onde uma missa foi celebrada às 10h. Na entrada, os fiéis receberam o laço vermelho, símbolo mundial da luta, como também folhetos com informações sobre a aids. “A missa foi uma forma de manter viva a memória às vítimas e orar por aqueles que ainda lutam contra a doença”, disse a secretária de saúde, Lúcia Derks, que também participou da cerimônia religiosa.

As ações da Semana de Luta Contra a Aids têm continuidade nesta segunda, 02, com a realização de testes rápidos no centro da cidade. Um trailer do “Fique Sabendo” foi montado na Rua Sete de Setembro, em frente ao Banco do Brasi,l para realização de exames gratuitos de HIV, Sífilis e Hepatite (B e C), das 08h ao meio dia, e das 14h às 17 horas. Ainda nesta semana, trinta Unidades Básicas de Saúde do município vão começar a realizar os testes rápidos de forma permanente. A ideia é descentralizar os serviços, ampliando a oferta de exames para a população.

1 comment

  1. Catia Cristina

    A população da zona Leste (José Pinheiro), desde setembro deste ano, vem contando todos os domingos, com atendimento diferenciado de saúde, ofertado como iniciativa da própria Unidade Básica de Saúde Plínio Lemos, onde os profissionais estão desenvolvendo durante a copa de peladas de Campina Grande, atendimento médico com ofertas de serviços a toda população presente… uma iniciativa que deve ser reconhecida e que tem deixados bons resultados. Parabéns a todos que formam essa equipe de saúde pela Iniciativa. Abrir mão de um domingo de folga para prestar serviço a uma população que muitas das vezes se quer procura atendimento médico é realmente exemplar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


TOPO