SEDUC promove I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

JoseiltonA Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Campina Grande promove neste sábado (27), das 9 às 17h, no auditório do Teatro Rosil Cavalcante, a I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com o tema: “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por uma Campina Grande Afirmativa”, como etapa preparatória para a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

As Conferências são espaços privilegiados de debate e construção de propostas para o avanço das políticas públicas, que objetiva refletir e ampliar o debate acerca das estratégias de enfrentamento do racismo e a promoção da igualdade como fator essencial à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social.

O evento tem o apoio do Movimento Negro de Campina Grande, Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal de Juventude, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria de Assistência Social (SEMAS), Secretaria de Saúde, Coordenação Municipal de Juventude e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros.

Após a cerimônia de abertura da conferência os capoeiristas do Projeto Capoeira nas Escolas farão uma apresentação. Em seguida o pronunciamento do representante do Movimento Negro de Campina Grande no Conselho Municipal de Educação Moisés Alves.

A secretária de Educação, professora Verônica Bezerra dará as boas vindas aos participantes da I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Às 9h30, o tema “Reparação e promoção da Igualdade Racial para o Fortalecimento da Democracia” vai ser apresentado por Ariosvalber de Souza Oliveira e Dalmo da Silva; às 10h45, leitura e aprovação do Regimento.

Durante o período da tarde haverá a apresentação dos eixos temáticos: Eixo I – Estratégias para o desenvolvimento e enfrentamento ao racismo. Palestrantes: professor Joseilton Brito (presidente do Conselho Municipal de Saúde) e Iara Moraes (Articuladora de Educação Especial SEDUC – CG).

Eixo II: Políticas de Igualdade racial no Brasil: avanços e desafios. Palestrantes: Ariosvalber de Souza Oliveira (Especialista em História Afro-brasileira) e Moisés Alves (jornalista representante do Movimento Negro).

Eixo III: Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial. Palestrante: Profª. Dra. Patrícia Cristina Aragão (UEPB/NEAB-Í).

Eixo IV: Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão e mecanismo de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial. Palestrante: Profª Dra. Cristiane Maria Nepomuceno (UEPB/NEAB-Í). Os trabalhos serão encerrados com a apresentação da banda Afrobatuki.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO