Secretaria de Saúde intensifica vacinação contra o sarampo

ELIETE-001Devido à ocorrência de casos confirmados de sarampo na Paraíba, a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Campina Grande vai intensificar as ações de vigilância para evitar a reintrodução da doença no município. A vacina da Tríplice Viral já está sendo disponibilizada nos cinco centros de saúde (Palmeira, Liberdade, Catolé, Bela Vista e Francisco Pinto) e no Serviço Municipal de Saúde no bairro da Prata, nesta terça-feira, 11. A partir de amanhã, a imunização poderá ser feita em todos os postos de saúde da cidade.

Segundo o Ministério da Saúde, o vírus do sarampo circula com grande intensidade em diversos países do mundo, por isso os campinenses que têm viagem programada para o exterior, devem tomar a vacina da Tríplice Viral, pelo menos quinze dias antes da partida. As crianças devem tomar duas doses da vacina, sendo a primeira aos doze meses de vida e a segunda três meses depois.

Para os adolescentes (11 a 19 anos), a vacinação da Tríplice Viral é indicada quando não ficar comprovado que o menor tomou as duas doses na infância. Caso o adolescente tenha tomado apenas uma dose, deve ser administra a segunda dose, num intervalo mínimo de trinta dias da primeira. Homens e mulheres de 20 a 49 anos de idade que não apresentarem a comprovação da vacina também precisam ser vacinados. A vacina é contraindicada para mulheres grávidas. Aquelas em idade fértil devem evitar a gravidez, no mínimo, um mês após a vacinação.

De acordo com a diretora de vigilância em saúde, Eliete Nunes, os trabalhadores da rede de turismo e profissionais de saúde que não apresentam comprovação de vacinação da Tríplice Viral devem procurar um posto para se imunizar contra o sarampo. “Vamos intensificar a vacinação com todos os profissionais que estão envolvidos no Maior São João do Mundo, pois sabemos que a cidade recebe muitos turistas nesta época do ano”, explicou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO