Secretaria Municipal de Saúde executa plano de ação para o São João

sec_saudeA pouco mais de uma semana para o início do Maior São João do Mundo, a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Campina Grande já colocou em execução o plano operacional para garantir a segurança em saúde dos forrozeiros e trabalhadores que vão participar dos festejos juninos no município.

O plano prevê a fiscalização de bares, hotéis e restaurantes, além da disponibilização de equipes de pronto atendimento nos locais de aglomeração de pessoas durante os trinta dias da festa e ações educativas. Para isso, cerca de 150 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, socorristas, maqueiros e pessoal de apoio, foram escalados para participar das atividades.

A execução do plano teve início com a fiscalização da rede hoteleira e das residências cadastradas no programa de hospedagem alternativa da Prefeitura pelos agentes da Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa). Os estabelecimentos gastronômicos do município também foram fiscalizados.

A Gevisa ainda promoveu um curso de boas práticas para manipuladores de alimentos e garçons que vão trabalhar nas barracas e quiosques do Parque do Povo, que serão fiscalizados durante a festa. Os técnicos vão verificar se as normas e recomendações da Vigilância Sanitária estão sendo cumpridas pelos barraqueiros.

No Parque do Povo, foram montados dois postos de saúde, equipados com macas, farmácia e insumos para os atendimentos de saúde, sendo um ao lado da Pirâmide e o outro próximo ao palco principal. Os profissionais que estarão nos postos vão contar com o auxílio de quatro equipes de socorristas, que vão circular pelo espaço da festa para prestar atendimentos de primeiros socorros.

Os casos mais graves serão encaminhados para os hospitais referenciados pelo SUS, através das cinco unidades móveis que estarão de prontidão em três pontos do Parque. O SAMU também poderá ser chamado pelas equipes de socorroristas e dos postos para remoção de pacientes em casos de urgência e emergência.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Giovanna Cordeiro, que está coordenando o plano, a estrutura montada no Parque do Povo terá condições de prestar atendimento rápido aos participantes da festa. “Toda a ação está focada, principalmente, na agilidade do pronto atendimento, desde os locais escolhidos para instalação dos postos e saída das ambulâncias, até a seleção dos profissionais, que possuem experiência com atendimento de urgência e emergência em eventos”, garantiu.

Segundo a diretora, além da estrutura para pronto atendimento no Parque do Povo, a Secretaria Municipal de Saúde ainda vai disponibilizar duas ambulâncias para os distritos de Galante e São José da Mata. Nos dias do Trem do Forró, uma ambulância também vai acompanhar o trajeto da locomotiva até Galante. “Nos dois distritos, vamos contar com os centros de saúde, que estarão funcionando nos dias de festa, também”, informou.

Prevenção – Além do atendimento de pronto atendimento, serão realizadas diversas ações de promoção e prevenção em saúde durante O Maior São João do Mundo. Na próxima semana, por exemplo, a Secretaria de Saúde vai iniciar uma campanha preventiva contra queimaduras. O objetivo é alertar para os riscos de utilizar fogos de artifícios de forma errada, soltar balões e evitar acidentes com fogueiras. Outra campanha vai chamar a atenção para o consumo moderado de bebidas alcoólicas.

No período do São João ainda serão disponibilizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, durante o dia. Um trailer será montado na Praça da Bandeira para a realização dos testes e distribuição de preservativos para a população. As ações de prevenção das DST e Aids também vão acontecer no Parque do Povo, onde será montado um stand do Ministério da Saúde para conscientizar os forrozeiros da importância do uso da camisinha.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO