Secretaria Municipal de Saúde agenda 1.100 mamografias em 15 dias

PAL_OUT_ROSADesde o início da campanha de prevenção ao câncer de mama Outubro Rosa até agora, a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande agendou 1.100 exames de mamografia. Os procedimentos, que estão sendo requisitados nas Unidades Básicas e Centros de Saúde do município, após as usuárias passarem pelo exame clínico da mama, são feitos no Hospital Municipal Pedro I. Com a procura crescente, a expectativa é que a meta da mobilização de realizar duas mil mamografias, até o final do mês, deverá ser superada.

De acordo com a diretora municipal de Atenção à Saúde, Giovanna Cordeiro, o número de consultas e exames deve aumentar significativamente nos próximos dias por causa dos mutirões que estão sendo promovidos nos Centros de Saúde. Segundo ela, as atividades, chamadas de “Dia Rosa”, tiveram início nesta segunda-feira, 14, no Catolé. “Tivemos também ações na Liberdade e na Palmeira, com palestras, oficinas, serviços de beleza, atividades físicas e diversas ações de prevenção e promoção à saúde da mulher”, explicou.

Para receber os usuários do serviço, os profissionais dos Centros de Saúde ainda preparam uma programação especial com direito a um café da manhã nutritivo, música ao vivo e sorteio de brindes. A dona-de-casa Bruna Francisca, de 62 anos, aprovou a iniciativa e ressaltou a responsabilidade do autocuidado com a saúde na prevenção do câncer de mama. “É muito simples, toda a semana eu faço o autoexame e uma vez por ano vou ao médico fazer exames de rotina. Prevenir é melhor sempre”, disse.

O próximo “Dia Rosa” será na sexta-feira, 18, no Centro de Saúde Dr. Francisco Pinto, no centro da cidade, a partir das 08 horas. No dia 21, a ação vai acontecer no Serviço Municipal de Saúde, no bairro da Prata. Em seguida, os mutirões serão realizados na Bela Vista e na UBS Adriana Bezerra, no dia 29, e terminam no dia 30 nas Malvinas. O encerramento oficial do Outubro Rosa será na Praça da Bandeira, no dia 31, com um show cultural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO