Secretaria de Saúde realiza ação de prevenção a acidentes de moto

aciden_motoNeste sábado, 27 de julho, será comemorado o Dia do Motociclista. Para lembrar a data, a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande realizará nesta sexta-feira a I Campanha Viva Motociclista. A mobilização vai acontecer no Centro de Saúde da Palmeira durante todo do dia com atividades educativas e preventivas sobre acidentes de trânsito e orientações para a saúde dos condutores de motocicletas.

O evento contará com o apoio das equipes de educação no trânsito da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Companhia de Policia de Trânsito da Paraíba (CPTRAN) e 1ª CIRETRAN, que irão falar sobre os direitos e deveres dos condutores. A campanha será realizada também em parceria com o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, referência no atendimento às vitimas de acidentes de trânsito na região.

Segundo a organizadora da campanha, Lidiane Cassimiro, a mobilização pretende chamar a atenção dos motociclistas para os cuidados básicos com a higiene dos acessórios de proteção dos condutores, como o capacete, por exemplo. “Além desses cuidados, vamos enfatizar que os acidentes com motos deixam sequelas graves em grande parte dos casos e pesam muito nas contas do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a violência no trânsito custou aos cofres públicos mais de R$ 200 milhões, no ano de 2011. Na região Nordeste, foram registradas mais 40 mil internações e os gastos superaram a casa dos R$40,5 milhões no mesmo ano. Em Campina Grande, segundo a assessoria de imprensa do Trauma, somente no primeiro semestre de 2013 foram registrados 4.879 atendimentos a vitimas de acidentes de moto no hospital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO