Secretaria de Saúde – Nota de esclarecimento sobre SAMU

samuNOTA DE ESCLARECIMENTO 

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande esclarece que são inverídicas as denúncias divulgadas por alguns veículos de comunicação a respeito do funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu. Desde o mês de janeiro deste ano a Prefeitura vem adotando inúmeras medidas para melhorar a qualidade do serviço e as condições de trabalho dos profissionais que atuam no Samu, como a recuperação de ambulâncias que estavam em condições precárias e a aquisição de três novas unidades móveis.

Além disso, a sede do Samu passou por diversas melhorias na sua estrutura física, a exemplo da criação de um auditório, onde funciona um núcleo de ensino permanente para os trabalhadores. Ainda foi implantado um novo software para acompanhamento em tempo real do trajeto das ambulâncias e para regulação dos atendimentos.

Devido a estas outras conquistas, o Samu conseguiu, em agosto deste ano, um selo de qualificação do Governo Federal, após uma vistoria técnica do Ministério da Saúde, que atestou a qualidade do serviço e do processo de trabalho implantado nos últimos meses. Com a qualificação, os recursos destinados para o custeio do Samu terão um aumento de 75%. O selo de qualidade também garantiu ao serviço a aquisição de dezessete novas ambulâncias, que já estão sendo entregues pelo Governo Federal e deverão ser distribuídas para os municípios que possuem bases do Samu reguladas pela sede de Campina Grande.

Ainda serão criadas, nos próximos meses, duas bases do Samu nos distritos de Galante e São José da Mata para descentralizar o serviço e diminuir o tempo de espera no atendimento à população daquelas localidades.

Diante das ações elencadas, a Secretaria Municipal de Saúde lamenta a tentativa isolada de desqualificar o trabalho que vem sendo feito para melhorar a assistência à população campinense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO