Secretaria de Educação promove formação para professores do 2º ciclo

professoresOs professores das 153 turmas do 2º ciclo final (5º ano) participaram nesta quarta-feira (25), no auditório do CTE, de uma Formação de Língua Portuguesa da Prova Brasil, oferecida pela Coordenação de Educação da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Campina Grande.

Os trabalhos foram coordenados pelas professoras Vera Passos e Angélica. A formação foi ministrada pelas professoras Rosilda Maria Silva e Ilenice Pereira da Silva. Na próxima semana, os professores vão participar da Formação de Matemática. A Prova Brasil 2013 será aplicada nos dias 11 e 12 de novembro, em todas as escolas da rede pública de ensino tanto no Distrito Federal quanto nas outras regiões do Brasil.

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Algumas mudanças foram implantadas no método de avaliação da Prova Brasil 2013. Agora, além das questões na área de língua portuguesa, que dão maior destaque à capacidade de interpretação de questões com bastante leitura, e as perguntas de matemáticas que visam principalmente à resolução de problemas, a Prova Brasil também contará com uma segunda parte de prova para a inclusão das ciências, para os alunos do nono ano.

As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Além disso, os dados também estão disponíveis a toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico das escolas públicas urbanas do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO