Secretária de Educação participa do I Encontro do GAFCE da Paraíba

veronicaA professora Verônica Bezerra, secretária de Educação da Prefeitura Municipal de Campina Grande, participou na manhã desta quarta-feira (6), no auditório do CEPACS, do I Encontro do Grupo Articulador do Fortalecimento dos Conselhos Escolares da Paraíba – GAFCE, promovido pelo Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Ministério da Educação.

O encontro reuniu coordenadores de 14 regionais de educação. Participaram a professora Elizabete Lima, gerente de Apoio às Escolas, o gerente de Apoio ao Estudante, professor Edivan Dantas, a professora Regina Torres, da Secretaria de Educação do Estado, a professora Terezinha Figueiredo, da 3ª Gerência de Educação, e o professor Swamy de Paula, da UFPB e representante do MEC.

De acordo com o professor Swamy, o encontro objetivou a criação do grupo articulador de fortalecimento dos Conselhos Escolares, que envolve profissionais das secretarias de Educação do Estado e dos Municípios.

O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares tem por objetivo fomentar a implantação e o fortalecimento dos conselhos, por meio da elaboração de material didático específico e formação continuada, presencial e à distância, para técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação e para conselheiros escolares, de acordo com as necessidades dos sistemas de ensino, das políticas educacionais e dos profissionais de educação envolvidos com gestão democrática.

Cabe aos Conselhos Escolares deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola, além de participar da elaboração do projeto político-pedagógico; analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões; acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola e mobilizar a comunidade escolar e local para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação.

Durante o encontro, o representante do MEC falou a respeito do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, do GAFCE – Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, e do Curso de Formação para Conselheiros Escolares, que será realizada no primeiro semestre de 2014.

O Gerente de Apoio ao Estudante da SEDUC, professor Edivan Dantas de Souza, foi escolhido como representante do GAFCE na coordenação estadual do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO