Saúde realiza teste rápido de HIV, sífilis e hepatite na Praça da Bandeira

testeAté o próximo dia 05 de julho, a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Campina Grande vai realizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite (B e C) na Praça da Bandeira. A ação faz parte da campanha de prevenção contra a aids para os festejos juninos e teve início nesta quinta-feira, 13. Para isso, foi montada uma unidade móvel de saúde na praça, onde serão disponibilizados 120 mil testes gratuitos para a população, de terça a sexta, das 9h às 18 horas.

De acordo com a gerente municipal de Vigilância em Epidemiológica, Verônica Santos, além da oferta dos exames, o objetivo da mobilização também é conscientizar a população para o uso do preservativo em todas as relações sexuais. “Com o crescimento dos casos de aids entre os jovens, principalmente, temos que incentivar o uso da camisinha, assim como disponibilizar o acesso rápido ao teste, pois sabemos que o diagnóstico tardio ainda é uma das principais causas de mortes por aids”, alertou.

A gerente informou ainda que, somente no ano passado, foram diagnosticados 81 casos de HIV no município, sendo a maior incidência (83%) entre pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos. “Em 2013, já notificamos 25 casos positivos de HIV, mas sabemos que a realidade pode ser maior porque a grande maioria das pessoas nunca fez o teste. A campanha é justamente para mostrar que, quando assunto é saúde, melhor do que ficar na dúvida é ficar sabendo”, explicou.

Interatividade – Ainda dentro das ações da campanha de prevenção da Secretaria de Saúde, será aberta, no Parque do Povo, nesta quinta à noite, a barraca do “Xamêgo Bom, Só com Camisinha”. No espaço, serão distribuídos 500 mil preservativos durante o São João. O público poderá participar de atividades interativas e tirar dúvidas sobre as formas de prevenção da aids. A campanha está sendo realizada com o apoio do Governo do Estado e de organizações não governamentais da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO