Saúde nas Escolas atende 350 alunos em Galante

PSE Cerca de 350 alunos da rede pública de ensino do distrito de Galante receberam nesta quarta-feira, 11, atendimentos nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, oferecidos pela Prefeitura de Campina Grande, na creche e escolas municipais, além de outra pertencente ao Estado. A ação foi realizada na Escola Municipal Iracema Pimentel e faz parte do Programa Saúde nas Escolas (PSE), que terá continuidade durante toda esta quinta-feira, 12, na escola municipal Cícero Corrêa e na Estadual Izabel Rodrigues de Melo, a partir das 07 horas.

Com o tema “Mexe, Galante com Saúde, Educação e Assistência”, as ações estão programadas para atendimento a aproximadamente 650 alunos, matriculados em seis escolas, uma creche e na Escola Estadual. Também serão desenvolvidas atividades culturais e recreativas e de prevenção ao uso de drogas. Nesta quinta-feira será apresentada uma peça teatral no encerramento das ações.

PSE1“Essa é a primeira grande ação do Programa Saúde na Escola, que trabalhará sistematicamente, sempre levando às escolas públicas ações nas áreas de saúde, educação e assistência. Galante foi nosso projeto piloto e, felizmente, o número de atendimentos está dentro das nossas expectativas”, declarou a coordenadora do PSE, Adriane Queiroz. Estão envolvidos nos atendimentos 75 profissionais. A próxima localidade a receber o programa será o distrito de São José da Mata, no mês de outubro, em data a ser definida.

Segundo a dona de casa Josélia Maria da Silva, mãe de um menino de dez anos de idade, a ação da Prefeitura de Campina Grande contribuiu para oferecer uma série de atendimentos num único espaço, sem a necessidade de deslocamentos até o posto de saúde. “Foi bom porque aqui na escola os meninos recebem vários tipos de atendimentos e as mães são ensinadas a cuidar melhor dos alimentos e observar as crianças no dia a dia”, disse.

Para a senhora Creuza de Sousa, avó de Eduardo Souza, também com dez anos de idade, o atendimento nas escolas do distrito de Galante facilita em 100% a vida de pais e avós. “A gente faz tudo no mesmo lugar. É muito bom para cuidar da saúde das crianças”, declarou.

Entre as ações desenvolvidas pelas equipes de saúde, educação e assistência estão os exames de saúde bucal (escovação supervisionada, aplicação de flúor, distribuição de kits e avaliações odontológicas); exames de acuidade visual; consulta com pediatra; avaliações de postura, peso, altura e de saúde mental; tratamento de verminoses e disponibilização da atenção básica com a prevenção e atendimento às famílias. Também haverá oportunidade de colocar o cartão de vacina em dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO