São José da Mata recebe UBSF que pode atender até mil famílias

ubsf_sj_mataMoradores do distrito de São José da Mata receberam nesta quinta-feira, 17, as novas instalações da Unidade Básica de Saúde da Família Colibri, localizada nas antigas instalações da Escola Cenecista, com capacidade para atender até mil famílias. A entrega foi realizada pelo prefeito Romero Rodrigues.

Ele confirmou que, posteriormente, a unidade será transformada no Centro Integrado de Saúde Josefa Dantas da Silva, com capacidade para instalação de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e de Referência de Assistência Social (Cras), além do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e um Centro de Especialidades Oncológicas (CEO). O nome é uma homenagem à falecida enfermeira conhecida como “Dona Zefinha”, popular no distrito por suas ações à frente da saúde e bem-estar da população.

Uma equipe do Programa Saúde da Família trabalhará na nova UBSF, que está equipada com salas individuais onde funcionarão consultórios médico e de enfermagem, setores de imunização, de curativos, uma farmácia e um ambiente para reuniões.

Segundo o médico Leonardo Leitão, com as novas instalações será possível oferecer um atendimento de qualidade para as famílias. “Agora há um respeito aos usuários, que terão melhor acolhida, ambientes bem equipados e infraestrutura adequada ao serviço de saúde. Diferente da antiga unidade, onde existiam inúmeras goteiras, problemas com infiltração e ambientes com mofo”, declarou o médico.

Romero disse que sua atenção aos distritos do município será para honrar compromissos assumidos e porque é necessária e merecida a atenção para essas localidades. “Tenho minha origem nos distritos de Campina Grande e espero atender às expectativas dos moradores. Para isso, estamos trabalhando, com a Secretaria de Agricultura, na recuperação das estradas vicinais, construção de silos e de segunda etapa de construção de cisternas. Também fizemos o corte de terras e há outras ações que não aconteceram nos anos anteriores e agora serão realizadas”, garantiu.

Entre outras ações já executadas pela atual gestão está a iluminação da entrada de São José da Mata, também entregue pelo prefeito, para maior segurança de motoristas e pedestres. Romero assegurou, ainda, a instalação de uma antena de telefonia celular, em atendimento a uma das principais reivindicações dos moradores do distrito.

“Há um termo de compromisso com a operadora Oi e, nos próximos dias, teremos a honra de protocolar as intenções para instalação de uma antena de operação de telefonia celular. Estamos honrando um compromisso com São José da Mata e atendendo o pleito de vereadores, de lideranças locais e da comunidade”, ressaltou.

Durante a entrega da Unidade, o prefeito Romero esteve acompanhado da primeira dama do município, Micheline Rodrigues, da secretária de Saúde, Lúcia Derks, entre outros secretários, vereadores e deputados. A inauguração aconteceu após a realização da “Caminhada Rosa”, iniciada por volta das 9h com o objetivo de conscientizar os moradores do distrito sobre a importância em realizar o exame de mama, principalmente em mulheres a partir dos 40 anos de idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO