Samu vai receber selo de qualificação do Ministério da Saúde

samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu de Campina Grande receberá do Governo Federal um selo de qualidade que vai garantir o aumento de 75% no incentivo financeiro (cerca de R$382 mil) repassado mensalmente para o serviço. A qualificação foi anunciada no final da manhã da quarta-feira, 07, após uma vistoria feita por técnicos do Ministério da Saúde na sede Central de Regulação de Atendimentos do Samu, que funciona no bairro São José.

De acordo com a consultora técnica responsável pela vistoria, Simone Sales, o selo faz parte de uma política nacional de qualificação do Samu para incentivar a melhoria do serviço e padronizar a qualidade do atendimento oferecido. “Estivemos aqui em agosto do ano passado, fizemos um parecer apontando pendências que faltavam ser resolvidas para liberarmos a qualificação, mas vimos que as recomendações para melhorar a estrutura física e o processo de trabalho foram cumpridas satisfatoriamente”, explicou.

A técnica do Ministério da Saúde afirmou ainda que houve um salto de qualidade na organização do Samu campinense. “A gente sai daqui hoje muito satisfeito porque percebe que a equipe médica está completa e mais presente no serviço, o software implantando melhorou muito, foram feitas as melhorias necessárias na parte externa e a central de regulação também está bem mais organizada”, avaliou.

Segundo o coordenador do Samu, Carlos Alberto Figueiredo Filho, no processo de qualificação do serviço, a Prefeitura investiu na ampliação da estrutura física da sede, renovou três ambulâncias da frota e criou um auditório no espaço, onde irá funcionar um núcleo de ensino permanente. “Com a qualificação, além do aumento dos recursos, também serão destinados, ainda este ano, treze veículos para a reserva técnica da nossa frota de outras cidades paraibanas reguladas pelo Samu de Campina Grande”, comemorou.

Expansão – A secretária adjunta de saúde de Campina Grande, Eudézia Damaceno, informou que a Secretaria Municipal de Saúde pretende ampliar e melhorar o atendimento do Samu no município, com a descentralização das unidades móveis de atendimento de urgência. “Vamos levar ao Ministério da Saúde a proposta de criação de duas bases descentralizadas do Samu nos distritos de Galante e São José da Mata. Dessa forma, pretendemos conseguir diminuir ainda mais o tempo de resposta no atendimento à população das duas localidades”, garantiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO