Ronaldo Filho ressalta Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa

pnaicNa noite desta quinta-feira (18), em solenidade no Teatro Municipal Severino Cabral, foi implantado o Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa (PNAIC) em Campina Grande. O programa é um acordo formal assumido pela União, estados, municípios, além de entidades, com o intuito de firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, oito anos de idade ao final do ciclo de alfabetização.

O prefeito em exercício Ronaldo Cunha Lima Filho destacou, durante a solenidade, a importância do comprometimento da Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Educação, de abraçar este desafio. “Imagino o que se passa na cabeça de um professor ao iniciar um processo de lapidação na educação de uma criança, e sabemos que o comprometimento da Secretaria de Educação, com a professora Verônica Bezerra, será de excelência, tendo como consequência o sucesso na implantação e execução do Pacto”, disse Ronaldo.

De acordo com a Secretaria de Educação, o PNAIC configura-se numa política de alfabetização, cuja vastidão atenderá cerca de 14 mil alunos que compõem o Ciclo de Alfabetização, além disso, formará 400 professores alfabetizadores até 2014.

Sobre a formação dos professores, a secretária Verônica Bezerra ressaltou que “essa ação será executada por meio de cursos, que apresentarão uma estrutura de funcionamento na qual as universidades, secretarias de educação e escolas deverão estar articuladas para a realização do processo formativo dos professores atuantes nas salas de aula”.

Essa estrutura será composta por dois formadores diretamente sintonizados com os objetivos de estudo e com a sala de aula. O professor formador, que realizará a formação dos orientadores de estudo, será vinculado às universidades públicas do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO