Romero propõe Plano de Arborização para Campina Grande

curadoriaO prefeito Romero Rodrigues propôs na quarta-feira (05) – data em que se comemora o Dia do Meio Ambiente – uma parceria com o Ministério Público, com vistas à execução de um Plano de Arborização para Campina Grande. A proposta foi apresentada por ocasião de visita ao promotor do Meio Ambiente, Eulâmpio Duarte, no final da tarde.

Desde que assumiu a gestão municipal, o prefeito Romero Rodrigues vem estimulando ações que visem à preservação do meio ambiente, sempre buscando a melhoria da qualidade de vida da população. As primeiras ações foram realizadas no Parque da Criança, que passou por uma restauração na pista de caminhadas e nos jardins.

A urbanização, além de contribuir para a qualidade de vida das pessoas, gera uma série de benefícios ambientais e sociais para o meio urbano. Beleza paisagística; equilíbrio do solo e do microclima, melhoria da sua conservação e manutenção; promoção de abrigo e atração à fauna; redução da velocidade do vento e poluição sonora; aumento da presença de oxigênio e umidade e diminuição a temperatura do ar, são alguns dos vários benefícios da arborização.

Para o prefeito, é fundamental a participação de todos os órgãos e da sociedade, para que se possa diminuir o déficit de árvores em Campina Grande. “Para o sucesso do projeto, que trará muitos benefícios para toda a população, é importante que todos cuidem desse bem natural”, conclamou o prefeito.

O nível de arborização de Campina Grande é de apenas 0,08 árvore para cada habitante, índice em total desacordo com a média estipulada pela Organização das Nações Unidas através da Unesco, que é de duas árvores por habitante. Atualmente, segundo pesquisas, a cidade apresenta um déficit de 671 mil árvores. Existem 29 mil árvores, quando deveriam ser 700 mil, considerando que a cobertura vegetal ideal para uma cidade prevê 12 metros de área verde por habitante, seja por árvores ou arbustos.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Geraldo Nobre, nesta quarta-feira foram distribuídas 100 mudas de árvores, como forma de estímulo à população para que contribua com o meio ambiente. Ele sugere uma ampla campanha de conscientização para que a população se conscientize da importância desse bem natural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO