Em audiência no Ministério Romero anuncia revitalização de Bodocongó

Romero_min_integracaoO prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, se encontra em Brasília, onde, ao lado do vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia, foi recebido pelo chefe de gabinete do Ministério da Integração Nacional, Guilherme Orair. A audiência aconteceu na tarde desta terça-feira, 19. O prefeito esteve acompanhado do secretário de Obras do Município, André Agra.

De acordo com Romero Rodrigues, um dos itens da pauta da reunião com o chefe de gabinete do Ministério da Integração Nacional foi a revitalização do Açude de Bodocongó. Através das redes sociais, o prefeito deu a boa notícia: o edital de licitação para a revitalização do açude será lançado já no mês que vem.

A recuperação do quase centenário Açude de Bodocongó é um pleito antigo dos ambientalistas e da sociedade campinense como um todo. Na manhã desta quarta-feira, inclusive, uma tribuna livre na Câmara Municipal de Campina Grande abriu espaço para o movimento “Viva Bodocongó”.

Construído para minorar a crise hídrica de Campina Grande, as obras do Açude de Bodocongó foram concluídas em 1917, de acordo com o ex-prefeito e historiador Elpídio de Almeida. Mas, o reservatório não pôde servir ao objetivo inicial, por conta da alcalinidade de suas águas. O açude, porém, foi utilizado na operação de curtumes e uma indústria têxtil da região. Atualmente, se encontra poluído e em grave estado de assoreamento, devendo, todavia, chegar revitalizado ao seu centenário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO