Ração bovina é distribuída a pequenos criadores

guilhermeA Prefeitura Municipal de Campina Grande, através das ações da Secretaria de Agricultura do Município (SEAGRI/CG), iniciou esta semana a distribuição gratuita de 130 mil quilos de ração, do tipo mais conhecido por “volumoso”. De acordo com o secretário Guilherme Almeida, esta distribuição emergencial de ração é fruto de uma parceria firmada entre a SEAGRI/CG e a Secretaria Estadual de Infraestrutura, e tem como objetivo minorar o prejuízo do pequeno criador e a perda do rebanho bovino, provocados pela seca.

Segundo Guilherme Almeida, a distribuição do “volumoso” iniciou esta semana pelo distrito de São José da Mata e deve contemplar os pequenos criadores dos distritos de Campina Grande. O secretário esclarece que, por orientação do Estado, a distribuição da ração, que é gratuita, destina-se aos pequenos criadores, que vacinaram o gado contra a febre aftosa em maio de 2012 e se recadastraram em novembro do mesmo ano no escritório da Defesa Agropecuária, localizado no Parque de Exposição do Ligeiro.

Seguindo o calendário de distribuição, a SEAGRI/CG já contemplou as localidades de Serra de Joaquim Vieira I e II, Capim Grande, Monte Alegre, Cajazeira, Félix Amaro e Gaspar, todas no distrito de São José da Mata. Nesta quinta-feira, 23, a distribuição será em Catolé de Boa Vista, sendo no turno da manhã na comunidade de Açude de Dentro e no turno da tarde na comunidade de Queimada da Ema. Na sexta-feira, 24, será no Sitio Lucas.

O secretário Guilherme Almeida destaca que as demais comunidades que ainda não receberam a ração serão visitadas posteriormente. De acordo com o secretário, o “volumoso” é um alimento de baixo teor energético, rico em fibras, composto basicamente por pastagens, fenos, silagens, restos culturais, cascas, bagaço, cana de açúcar, dentre outras culturas. Ainda conforme Guilherme, a ração ajuda a manter os animais, principalmente em épocas de estiagem, quando eles precisam de grandes volumes de alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO