Promovido pela PMCG, Seminário de Educação Inclusiva começa na segunda-feira

sem_criancaCom o objetivo de qualificar os educadores quanto à política de Educação Especial na perspectiva inclusiva, a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Campina Grande promove no período de 21 a 25 de outubro, no Garden Hotel, o “VIII Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”.

O seminário contará com a participação de educadores das escolas das redes municipal e estadual de ensino, de instituições especializadas e de educadores de 50 municípios jurisdicionados a Campina Grande. São dois educadores por município. A programação será desenvolvida das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com palestras, mesas redondas, debates, oficinas e relato de experiências.

A solenidade de abertura do seminário será no dia 21, a partir das 8h30, com a presença do prefeito Romero Rodrigues, da secretária de Educação, Verônica Bezerra, da representante do Ministério da Educação, Bárbara Martins de Lima, da secretária executiva da Educação, Iolanda Barbosa da Silva, da coordenadora geral de Educação, Maria Goretti de Lima, e da coordenadora de Educação Inclusiva, Iara de Moraes Gomes.

As apresentações culturais serão feitas pela Companhia de Dança Helena Holanda, pelo Grupo Musical do Instituto dos Cegos e por alunos da Escola Municipal Adalgisa Amorim. “Deficiência intelectual e práticas pedagógicas no contexto da educação” é o tema da primeira mesa redonda, que terá como palestrante a professora Eliene Vieira de Figueiredo, da Universidade Federal do Ceará, e como mediadora a professora Iolanda Barbosa.

A segunda mesa redonda terá como tema “Educação x Diversidade no Mundo”, com a professora e jornalista Maria Fernanda Ceccon Vomero, e a mediação será feita pela professora Maria Goretti de Lima.

No período da tarde, os participantes do seminário serão divididos em turmas para as oficinas que abordarão os seguintes temas: Avaliação em Educação Especial; Confecção de recursos de tecnologia assistiva de baixo custo: A sexualidade interfere no processo de aprendizagem do aluno com e sem deficiência?; e Saúde mental.

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