Profissionais de saúde participarão de curso de atendimento de crack e outras drogas

crackQuarenta profissionais da Secretaria Municipal de saúde Campina Grande foram selecionados para participar de um curso de formação permanente, voltado para os programas de atendimento aos usuários de crack e outras drogas. A atividade vai acontecer nos dias 31 de julho e 1º de agosto e será realizada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do Centro Regional de Referência (CRR), no auditório do Museu Assis Chateaubriand – MAC, no bairro do Catolé.

De acordo com o coordenador de redes da Secretaria de Saúde, Ranulfo Cardoso, o curso será divido em oficinas, que vão ser ministradas por professores da UEPB e membros do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Segundo ele, serão abordados temas relacionados à prevenção, tratamento, efeitos e consequências do uso das drogas.

“A proposta é que, a partir da atividade, os profissionais, principalmente aqueles que atuam na Rede de Atenção Psicossocial, também possam contribuir no planejamento, acompanhamento e monitoramento das ações do Programa ‘Crack, é Possível Vencer’, do Governo Federal”, explicou o coordenador.

O programa “Crack, é Possível Vencer” é uma estratégia conjunta dos ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social e da Justiça, desenvolvida em parceria com municípios e a sociedade para atuar em três eixos: prevenção, cuidado e segurança. O objetivo é investir em ações de orientação da população, capacitação de profissionais, aumento da oferta de tratamento e atenção aos usuários, além do enfrentamento ao tráfico de drogas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO