Profissionais das UBS’s são orientados sobre amostras para exames

saude_CodecomMédicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e técnicos de laboratórios da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Campina Grande participaram de uma oficina sobre os procedimentos corretos de coleta, acondicionamento e envio ao laboratório de amostras para exame de baciloscopia, que tem a finalidade de diagnosticar a tuberculose. A oficina foi realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) durante esta quarta-feira, 15, no auditório do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST/CG).

As orientações foram repassadas aos profissionais pelo analista clínico do Lacen, Bergson Vasconcelos, e a técnica Marta Brasileiro. “Nesta etapa da oficina, apresentamos o processo de padronização para a realização, de forma segura, do exame”, destacou Bergson, lembrando que o Lacen trabalha com o sistema de qualidade, daí a importância do material ser remetido ao laboratório obedecendo à padronização exigida.

Segundo o analista, o Lacen segue as normas do ISO/IEC 17.025, que tem como objetivo contribuir com os laboratórios na implantação de procedimentos e métodos de trabalho com a garantia da qualidade dos exames realizados. “O sistema de garantia da qualidade é uma estratégia de administração orientada para criar a consciência de qualidade em todos os processos laboratoriais”, esclareceu.

A coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase, da Secretaria Municipal de Saúde, Jane Eire Rocha de Araújo, destacou a importância do evento para os profissionais da Atenção Básica e dos laboratórios. “Em posse das informações da oficina, os profissionais vão poder fazer uma busca ativa mais eficiente para diagnosticar os casos de tuberculose. É uma estratégia importante, principalmente porque temos uma taxa de abandono de 22% do tratamento da doença”, avaliou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO