Primeiro curso gratuito de inseminação artificial termina neste sábado

seagri_cursoCom o intuito de recuperar a bacia leiteira, através do incentivo para maior produção de leite e derivados, e fortalecer a genética bovina do nosso município, a Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Agricultura, promoveu o primeiro curso gratuito de inseminação artificial, que será concluído neste final de semana.

O curso, que faz parte do Programa Municipal de Inseminação Artificial (PROINSA), começou em agosto o ofereceu aos mais de trinta alunos a possibilidade de conhecer, na prática, como se insemina um bovino. As aulas estão sendo ministradas pelo médico veterinário Antônio Neto, e, neste sábado, 14, acontecem na fazenda Velame, localizada na Alça Sudoeste, a partir das 8h.

No turno da tarde, os alunos e técnicos da Secretaria de Agricultura darão continuidade à prática do toque retal, além de todos os protocolos que antecedem a inseminação, na Fazenda Várzea do IP, que fica localizada na BR 230.

De acordo com o secretário de Agricultura, o Programa Municipal de Inseminação Artificial, além de preparar e acompanhar os proprietários interessados em inseminar seu rebanho, também disponibiliza técnicos para o acompanhamento da saúde dos animais. Todos os bovinos apresentados pelos seus proprietários para receber a inseminação gratuita passam por um rigoroso exame para diagnosticar casos de brucelose e tuberculose.

Além do curso, ainda neste sábado, os técnicos da SEAGRI/CG estarão no assentamento José Antônio Eufrosino, Monte Alegre, Fazenda Alagoas e Virgem dos Pobres, localizadas no distrito de São José da Mata, para iniciar o protocolo de inseminação. No início de setembro, foram colhidas mais de cem amostras de sangue dos animais, das citadas localidades, para realização de sorologia. Este foi o primeiro passo para iniciar a inseminação artificial, eliminando a possibilidade de se inseminar um animal doente.

O secretário Guilherme Almeida também destacou que o sucesso deste curso já é inquestionável e que, por orientação do prefeito Romero Rodrigues, novas turmas deverão ocorrer, bem como as equipes, para realizar a inseminação, brevemente estarão nos distritos de Galante e Catolé de Boa Vista, dentre outras localidades.

“Apesar de a inseminação ser uma prática antiga, nossa missão é considerada pioneira, pois, além de ensinar gratuitamente ao homem do campo o manejo e a inseminação, também ofereceremos gratuitamente o sêmen de animais e os exames de brucelose e tuberculose”, destacou Guilherme Almeida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO