Prefeito garante duplicação da subvenção do Instituto dos Cegos

romero_inst_cegosO valor da subvenção do Instituto de Educação e Assistência aos Cegos do Nordeste (mais conhecido como Instituto dos Cegos) será duplicado, passando dos atuais R$ 2,5 mil para R$ 5 mil. O anúncio foi realizado pelo prefeito Romero Rodrigues na manhã desta segunda-feira, 10, durante as comemorações de 11 anos de reabertura da instituição, localizada no bairro do Catolé.

O Instituto foi fundado em 1952, mas, em função de uma série de problemas, o prédio permaneceu fechado por alguns anos. Romero garantiu ainda a pintura do prédio e ações de melhorias na infraestrutura, instalação de um parque infantil e a colocação de uma borracha protetora na área destinada às aulas de judô.

Com relação ao reajuste no valor da subvenção, Romero disse que o projeto será enviado à Câmara Municipal de Campina Grande ainda neste mês de março e, tão logo seja aprovado pelos vereadores, o valor reajustado começará a ser pago ao Instituto. Ainda na cerimônia, o prefeito assegurou que as parcerias do Instituto com as secretarias municipais, a exemplo da Saúde, Educação e Assistência Social, serão melhoradas.

Na área da Educação, será solicitada uma professora para atuação em horário integral. Com relação à pasta da Saúde, será realizada uma espécie de mutirão de atendimentos, atendendo uma antiga reivindicação da instituição. “Vamos fazer, uma vez por mês, uma espécie de mutirão de atendimento à saúde”, declarou. Os anúncios do prefeito ocorreram logo após os diretores do Instituto apresentarem uma carta com as reivindicações.

Segundo o superintendente do Instituto, John Queiroz, as melhorias anunciadas pelo prefeito Romero Rodrigues atenderão antigas reivindicações da instituição, que atualmente é responsável pelo atendimento a cerca de 150 alunos (entre crianças, jovens e adultos), de Campina Grande e municípios do compartimento da Borborema. John Queiroz disse que a duplicação do valor da subvenção resolverá muitas questões peculiares ao andamento da instituição.

“Romero é conhecedor do Instituto desde os períodos de crise e sempre esteve conosco em outras oportunidades, não apenas na condição de político, mas de amigo. Romero tem todo um histórico com a pessoa com deficiência visual e também com pessoas com deficiência como um todo, a exemplo de restaurar o direito do surdo de ir e vir no transporte coletivo. Conosco, aqui no Instituto, a história de contribuição é antiga, desde o CEAI Governador Antônio Mariz, que, no período em que a entidade ficou fechad,a foi essa unidade municipal que nos recebeu”, declarou Queiroz.

A presidente do Instituto, Adenise Queiroz, disse que os investimentos da Prefeitura Municipal oferecerão um melhor atendimento aos alunos e a população em geral que busca os serviços de assistência à pessoa cega. Participaram da solenidade o secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Geraldo Nobre; secretário executivo de Assistência Social e coordenador municipal do Fome Zero, Rubens Nascimento; e o vereador presidente da Câmara Municipal, Nelson Gomes Filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO