Prefeito entrega Policlínica que beneficiará cerca de 100 mil moradores

Romero_policinicaUma população estimada em 100 mil moradores da Zona Oeste de Campina Grande, onde se localiza o bairro das Malvinas, deverá ser beneficiada com os serviços especializados oferecidos pela Policlínica Luzia Cosme Dantas, inaugurada na manhã desta segunda-feira, 31, pelo prefeito Romero Rodrigues. Além da Policlínica (primeira das seis que deverão ser implantadas na rede municipal de saúde), foi inaugurada também uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), com profissionais especializados para o atendimento à saúde de toda aquela região.

A Policlínica, instalada no antigo prédio do Centro de Saúde Álvaro Gaudêncio, oferecerá aos moradores do chamado Distrito Sanitário VI atendimento médico especializado nas áreas de pediatria, urologia, cardiologia e ginecologia, e manterá uma equipe multiprofissional formada por fonoaudiólogo, psicólogo e nutricionista.

“Nossa meta é descentralizar os serviços de saúde e aproximá-los cada vez mais da comunidade”, declarou Romero. Na ocasião, o prefeito anunciou que a pretensão do Município é, futuramente, implantar na Policlínica exames de raio-x e ultrassonografia. “A intenção é descentralizar também o oferecimento desses exames à população, sempre aproximando da especialidade médica oferecida”, disse.

A secretária municipal de Saúde, Lúcia Derks, explicou que os serviços oferecidos nas policlínicas se diferenciam dos centros de saúde porque estes oferecem apenas os serviços básicos de saúde do Programa de Saúde da Família (PSF). “Já a Policlínica oferecerá à população serviços de média especialidade e, posteriormente, poderá oferecer exames de apoio ao diagnóstico de determinadas doenças”, declarou. Lúcia Derks destacou o empenho da primeira dama Micheline Rodrigues em ampliar a assistência médica aos moradores de Campina Grande.

Segundo Romero Rodrigues, a Policlínica das Malvinas foi a primeira a ser inaugurada em função de o bairro ser o mais populoso da cidade e carente de serviços de saúde. A implantação da Policlínica ocorreu com recursos da Prefeitura, dentro do novo modelo adotado pela administração direta, que prevê a compra do material necessário e a realização da obra por servidores do próprio Município.

Para instalar a Policlínica, localizada na Avenida Floriano Peixoto, ao lado do Mercado das Malvinas, a PMCG executou toda a reforma do prédio, que hoje dispõe de oito consultórios médicos, central de esterilização distrital e sala de procedimentos para curativos especializados e troca de sonda. As novas instalações da UBS Malvinas IV estão situadas na mesma área onde fica a Policlínica.

HOMENAGEM – Luzia Cosme Dantas, nome dado à Policlínica, foi uma das principais líderes comunitárias das Malvinas. Sua luta por melhorias no bairro começou na década de 1980, quando foi morar no conjunto, iniciando um trabalho comunitário reconhecido pela comunidade e lideranças políticas locais. Luzia Dantas, esposa do radialista Delfino Carlos, faleceu em 2008, mas suas ações e empenho por benefícios são lembrados até hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO