Prefeito abre audiência pública para debater licitação do sistema de transportes

Romero_aud_transporteA licitação para concessão da operação do sistema de transporte público de passageiros por ônibus de Campina Grande foi objeto de uma audiência pública nesta sexta-feira, 20, no auditório da Secretaria Municipal de Cultura (antigo Museu de Arte), sob a presidência do prefeito Romero Rodrigues.

Na abertura da audiência, o prefeito destacou que a licitação atende ao que determina a legislação em vigor e será processada mediante o debate democrático sobre o tema. “Por isso, convocamos todos os segmentos sociais para participar deste encontro, pois queremos ouvir e levantar as sugestões da população sobre o processo licitatório”, afirmou.

Sobre a importância da licitação, Romero destacou que o atual sistema funciona mediante uma concessão pública precária, devendo isso mudar a partir de agora, pois quem ganhar a licitação poderá, a curto, médio e longo prazos, fazer com o máximo de planejamento os investimentos necessários para o aperfeiçoamento do sistema. Os vencedores da licitação poderão atuar no serviço de transportes coletivos durante o período de 15 anos.

Além do prefeito, estiveram presentes o superintendente de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Vicente de Paulo Rocha; o secretário de Administração, Paulo Roberto Diniz; o procurador geral do Município, José Mariz; lideranças comunitárias e empresariais; representantes sindicais; vereadores; e outras autoridades.

De acordo com o prefeito, o início da licitação ainda não tem data prevista para acontecer, mas o procedimento estará aberto a empresas de ônibus de todo o Brasil, numa concorrência que seguirá todos os rigores legais e terá o acompanhamento por parte da sociedade, convocada para participar da audiência e levantar sugestões para subsidiar a elaboração do edital da licitação.

Na visão de Romero Rodrigues, trata-se de um momento histórico na vida administrativa de Campina Grande, pois, pela primeira vez, acontece este tipo de debate em torno do sistema de transportes coletivos. “O melhor é que ela tem um caráter eminentemente técnico e com claro caráter democrático, pois, sem exceção, todos os segmentos envolvidos com esta questão foram convocados”, afirmou.

No seu pronunciamento de abertura, o prefeito destacou uma série de ações da atual administração em prol da melhoria do sistema de transportes coletivos, a exemplo de campanhas educativas, implantação da integração temporal, projeto de faixas exclusivas para ônibus, parcerias com entidades sindicais, construção do terminal de integração temporal nas Malvinas, implantação de novas linhas de ônibus e muitas outras iniciativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO