PMCG terá estratégia de atendimento de saúde bucal para deficiência

saudebucalDentistas e auxiliares de consultórios odontológicos que atuam nos Centros de Especialidades Odontológicas – CEOs e na Estratégia de Saúde na Família em Campina Grande participaram, nesta quinta-feira, 27, de uma oficina de formação para a prática do Curso de Atenção e Cuidado às Pessoas com Deficiência. A atividade aconteceu no auditório do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – Cerest e também reuniu profissionais de saúde bucal da rede pública de saúde de outros municípios da região.

O curso está sendo realizado através de uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias de estaduais e municipais de saúde e a Universidade Aberta do SUS. Nesta etapa, os profissionais foram capacitados para o desenvolvimento de atividades práticas no atendimento às pessoas com deficiência. Como próximo passo, eles deverão planejar e executar ações educativas, a exemplo de palestras e rodas de conversa nas Unidades Básicas de Saúde – UBS, assim como realizar visitas domiciliares.

De acordo com a coordenadora de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Cassandra Lima, a partir do curso, os dentistas vão poder elaborar uma estratégia local para o atendimento odontológico das pessoas com deficiência. “É um novo desafio, embora seja um público que há muito tempo necessita de cuidados específicos em saúde bucal. Por isso, vamos incentivar ainda mais a formação de outros profissionais para a atenção em saúde destas pessoas”, garantiu.

Atualmente, Campina Grande possui 54 Equipes de Saúde da Família com consultório de odontologia, além dos Centros de Saúde, que também contam com o serviço.  O município ainda conta com dois CEOs – um funciona no Centro de Saúde Dr. Francisco Pinto e outro, que funcionava na Universidade Estadual da Paraíba – UPEB, está sendo transferido para o Centro de Saúde do Catolé. Na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, desde março do ano passado são realizados os atendimentos de urgência e emergência em saúde bucal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO