PMCG realiza II Semana do Bebê a partir desta segunda

FOTO_SEMANA_BEBEDurante esta semana, Campina Grande terá suas atenções voltadas para a primeira infância, período compreendido desde o nascimento até os seis anos de idade. Unidades de saúde, hospitais, faculdades, escolas e creches da cidade vão se engajar na mobilização da II Semana do Bebê, que acontece de 21 a 27. Com o tema “Cuidando da infância para um futuro melhor”, o evento é uma estratégia do Unicef, em parceria com a Prefeitura, através das secretarias Municipais de Saúde e Educação, que vão promover diversas atividades nos dias da mobilização, como seminários, palestras, concursos, além de uma intensa agenda cultural.

Além de capacitar profissionais de diversas áreas do conhecimento que atuam nos serviços de assistência às crianças no município, a II Semana do Bebê também vai levar a discussão sobre os cuidados com a primeira infância à população, em especial às mães e gestantes. O evento ainda terá a missão de construir o Plano Municipal pela Primeira Infância, que norteará as políticas públicas na garantia de direitos e da promoção à saúde integral da criança. O documento será elaborado com a participação de diversos setores da administração municipal, como assistência social, esporte, lazer, educação, saúde e cultura, e de órgãos de defesa dos direitos da criança.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Lúcia Derks, a realização da II Semana do Bebê contribuirá para garantir a sobrevivência dos bebês, promover seu desenvolvimento, educação, lazer e convívio com a família e a comunidade, além de proporcionar um crescimento sem violência e protegido de doenças como a Aids, por exemplo. “Na primeira infância são desenvolvidas as capacidades motoras, cognitivas, sócioafetivas, cognitivas e de linguagem. Portanto, investir nessa etapa da vida, é uma forma de garantir o direito a uma vida saudável, com segurança e com a participação da família”, explicou a pediatra.

Na abertura oficial da mobilização, que acontece em várias cidades, será realizada uma conferência sobre a importância da Semana do Bebê no cenário brasileiro. A atividade vai acontecer nesta segunda, às 19 horas, no Teatro Facisa. No local, a partir da terça, será iniciado também o II Seminário do Bebê, voltado para profissionais e estudantes de saúde, assistência social e educação. A inscrição é um brinquedo educativo, que será doado para organizações não-governamentais de apoio a crianças em situação de risco social.

Ainda na programação, estão previstas diversas atividades lúdicas, como a escolha do “bebê prefeito”, mostra fotográfica, show cultural com músicas de ninar no Teatro Municipal, oficinas de montagem de brinquedos, leitura de histórias infantis para crianças internadas nos hospitais da cidade, aulão de capoeira e passeio ciclístico. O encerramento será no domingo, com a “Beberande”, com direito a trio elétrico para as crianças. A proposta é envolver toda a cidade na mobilização pela primeira infância.

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO