atendimento_saude_mental

PMCG implantará leitos para atendimento de saúde mental no Dr. Edgley

atendimento_saude_mentalA partir do próximo mês, o Hospital Municipal Dr. Edgley Maciel passará a contar com leitos de saúde mental. Para definir a formatação novo serviço, a secretária municipal de saúde de Campina Grande, Lúcia Derks, vem conhecendo iniciativas de referência na internação de pacientes com transtorno mental. Nesta sexta-feira, ela esteve no município de Caruaru (PE), que possui uma experiência no perfil semelhante a que deverá será implantada no hospital campinense.

Durante a visita, Lúcia Derks foi recebida pela secretária de saúde do município pernambucano, Aparecida Souza, que apresentou o processo de implantação dos leitos de saúde mental do Hospital Municipal Manoel Afonso, assim como o funcionamento do serviço no local. A Unidade de Referência em Saúde Mental do hospital foi criada em 2012 e tem capacidade para seis leitos de internação e um de observação.

Em Campina Grande, serão implantados 21 leitos de saúde mental no Dr. Edgley. Pela primeira vez, o Município disponibilizará este tipo de atendimento dentro de um hospital geral público. “É uma proposta inovadora, voltada para o fortalecimento da nossa rede de atenção psicossocial, por isso estamos conhecendo as experiências que são referenciadas pelo Ministério da Saúde”, argumentou Lúcia Derks.

Ainda de acordo com a secretária, os leitos vão ser destinados aos pacientes em surto psicótico, assim como para desintoxicação de usuários de crack, álcool e outras drogas. “A implantação desse serviço também vai complementar as ações do Programa ‘Crack, É Possível Vencer’, além de outras estratégias da gestão do prefeito Romero Rodrigues para minimizar os efeitos das drogas na nossa juventude”, garantiu.

Atualmente, o atendimento aos pacientes com transtornos mentais que precisam de internação de urgência é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde no Hospital Universitário Alcides Carneiro – HUAC. A proposta do novo serviço que será criado no Dr. Edgley é oferecer ao paciente um tratamento mais humanizado, com espaço de convivência, inclusive, com a participação mais efetiva da família na sua recuperação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


TOPO