PMCG entrega reforma de unidades de saúde em Galante

 ent_psf_galante1A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal entregou nesta quinta-feira, 24, aos moradores do distrito de Galante as novas instalações da Unidade Básica de Saúde Galante III e a as obras de reforma e ampliação da Unidade Âncora da UBS Galante I. A entrega das unidades foi feita pela secretária de saúde, Lucia Derks, e pela primeira-dama do município, Micheline Rodrigues, que representou o prefeito Romero Rodrigues, que está em Brasília.

A maratona de eventos começou no Sítio Surrão, onde foram entregues as obras de reforma e ampliação da Unidade Âncora da UBS Galante I. Na solenidade, que contou com a presença de líderes comunitários da comunidade, a primeira-dama falou das ações da prefeitura para melhorar o acesso à saúde na zona rural do município. “Galante foi o local onde realizamos a primeira grande ação do Projeto Saúde nas Escolas, levando promoção e prevenção à saúde para os estudantes dessa região. Aqui, assim como no distrito de São José da Mata, também vamos instalar uma base descentralizada do Samu”, garantiu.

ent_psf_galante

Após a entrega da reforma da Unidade do Sítio Surrão, Micheline e vários auxiliares da administração pública municipal participaram de uma caminhada, que reuniu centenas de pessoas para chamar atenção para a prevenção do câncer de mama. Os participantes da atividade, que faz parte da programação da campanha “Outubro Rosa”, saíram da praça principal, ao som de um trio elétrico, até o novo prédio onde irá funcionar a Unidade Básica de Saúde Galante III. 

Ao entregar a nova sede da unidade, Micheline Rodrigues informou que a mudança de local da UBS foi necessária porque não havia um entendimento claro dos usuários sobre a finalidade do serviço, que estava funcionando dentro da estrutura da Unidade Mista de Galante. Segundo ela, a Unidade Mista tem uma dinâmica diferente da Estratégia de Saúde da Família. “Isso prejudicava até o trabalho dos profissionais que atuam na unidade. Agora, com espaço próprio, a equipe de saúde poderá desenvolver melhor suas atividades, com foco na prevenção de doenças como a diabetes e a hipertensão, por exemplo”, esclareceu.

Segundo a secretária de saúde, a Unidade III é a primeira, das três existentes no distrito, que passa a contar com consultório odontológico. “Este é mais um avanço que estamos trazendo para Galante. Em breve, o distrito também deverá ganhar um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que já foi aprovado pelo Ministério da Saúde e deve começar a funcionar nos próximos meses”, informou Lúcia Derks.

1 comment

  1. MARIA DAGUIA ARAUJO SOUSA

    Parabéns a Dra. Lúcia secretária de saúde, pelo trabalho dedicado a melhoria na atenção básica para uma assistência de qualidade da população e Distritos de Campina Grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO