reabertura_edson_diniz

PMCG cumpre acordo com lojistas e Shopping Edson Diniz é reaberto

reabertura_edson_dinizO Shopping Centro Edson Diniz foi reaberto na manhã desta segunda-feira, 17, nove dias após o incêndio que destruiu parte de sua estrutura e revelou antigas irregularidades na parte elétrica do edifício. Após vistorias e acordos firmados entre equipes da Prefeitura Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e comerciantes, o shopping foi reaberto por volta das 11h com praticamente 95% de sua capacidade. Já a carga elétrica precisou ser reduzida em aproximadamente 70% para garantir a segurança dos lojistas e consumidores.

Segundo o secretário de Obras do Município, André Agra, foram constatadas muitas ligações clandestinas no prédio. Agra disse que o sistema foi construído para suportar uma determinada carga elétrica, que depois foi sobrecarregada, com instalações feitas sem respeitar as normas. “Agora, essa capacidade foi reduzida para manter o sistema seguro até fazer a reforma maior”, declarou. Um laudo do sistema elétrico do Shopping Edson Diniz foi emitido pela Secretaria de Obras do Município, via Defesa Civil, com dados sobre o sistema elétrico daquela área de comércio.

André Agra explicou ainda que a abertura do Edson Diniz está sendo chamada de parcial em função da redução da carga de energia elétrica dispensada para as lojas, e não em relação ao número de unidades comerciais que voltaram a funcionar. De acordo com a Associação dos Lojistas do Shopping Centro Edson Diniz, das 336 lojas existentes no local apenas 30 permanecerão fechadas. “Por enquanto, ficarão fechadas as lojas que foram mais atingidas pelo incêndio. Todas elas estão em uma área isolada. No mais, os lojistas estão satisfeitos com o empenho do prefeito Romero Rodrigues e toda sua equipe, permitindo a volta, nesta segunda-feira, aos trabalhos nas lojas”, ressaltou Jobson Alves, presidente da Associação dos Lojistas do Edson Diniz.

Foram instalados no Shopping Edson Diniz 25 extintores de incêndio (em pontos estratégicos determinados pelo Corpo de Bombeiros) e uma equipe da Defesa Civil será mantida permanentemente no local, juntamente com a Brigada de Combate a Incêndio do próprio Edson Diniz. Também foi determinada a redução de 50% no número de lâmpadas (reduzindo de mil para aproximadamente 500 unidades) e no número de ventiladores, além do desligamento de refletores e dos aparelhos de ar condicionado.

Outra determinação foi a retirada dos manequins das vias de passagem, no interior do shopping, permitindo a desobstrução dessas áreas. Um engenheiro eletricista da Secretaria de Obras fiscalizará semanalmente o shopping para verificar se as normas do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) estão sendo cumpridas. O lojista que não cumprir as determinações terá sua unidade interditada e o nome comunicado ao Ministério Público para tomada das providências legais.

REFORMA – O secretário André Agra confirmou que, paralelo ao retorno do funcionamento do Shopping Edson Diniz, será realizada uma completa reforma no prédio. A reforma na parte elétrica será completa e haverá a implantação de um  novo projeto de prevenção e combate à incêndio. O Edson Diniz receberá nova pintura e o terceiro andar será reformado para instalação de novos boxes que abrigarão comerciantes que estão trabalhando nas ruas da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


TOPO