PMCG abre nesta sexta curso gratuito de inseminação artificial em bovinos

inseminacao_artificialO secretário de Agricultura de Campina Grande, Guilherme Almeida, abrirá nesta sexta-feira, 30 de agosto, às 08hs, no auditório da Sociedade Rural Paraibana, localizado no Parque de Exposição de Animais Carlos Pessoa Filho, no Ligeiro, o 1º Curso de Inseminação artificial em Bovinos. O curso é gratuito e faz parte do Programa Municipal de Inseminação Artificial (PROINSA) desenvolvido pela Prefeitura de Campina Grande.

O curso, que tem duração de quatro dias e carga horária de 32 horas-aula, tem como objetivo preparar pequenos e médios criadores dos distritos de Campina Grande, que queiram aprender as técnicas de inseminação artificial em bovinos. As aulas serão ministradas pelo médico veterinário Antônio Araújo Neto, com apoio de técnicos em agropecuária da própria SEAGRI/CG.

De acordo com o secretário Guilherme Almeida, o curso, que está formatado em duas etapas, terá início com a etapa teórica nesta sexta-feira, 30, e sábado, 31 de agosto, de 8h às 17h, e, finalizando, dias 13 e 14 de setembro, com a parte prática. O secretário destaca que o PROINSA tem por objetivo a recuperação da bovinocultura leiteira do município, além de oferecer gratuitamente a inseminação dos animais.

Segundo o veterinário responsável Dr. Antônio Neto, a primeira turma já está completa, mas, ele destaca que, por orientação do prefeito Romero Rodrigues e do secretário Guilherme Almeida, brevemente a SEAGRI/CG abrirá gratuitamente outras turmas, para contemplar o maior número de pessoas possível dos distritos de Campina Grande.

Além do treinamento e da inseminação gratuita, a Secretaria de Agricultura também está oferecendo gratuitamente a vacinação contra Brucelose. Entre os dias 20 e 26 de agosto, os técnicos da SEAGRI/CG estiveram no distrito de São José da Mata, entre os dias 27 a 30, em Catolé de Boa Vista, e, para culminar as ações de vacinação, dias 02 a 04 de setembro estiveram no distrito de Galante.

Outra ação que também faz parte do PROINSA é o teste de Brucelose e Tuberculose. A ação iniciou-se ontem 28 de agosto, no distrito de São José da Mata, e se intensificará até o dia 3 de setembro nas diversas comunidades do distrito.  Já em Catolé de Boa Vista, os testes acontecerão de 04 a 09 de setembro. Depois, os técnicos seguirão para o distrito de Galante, nos dias 10 e 12 de setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO