Pedaço rural na cidade, Sítio São João abre as portas no dia 05

sitio_sao_joaoSão 21 anos do projeto, dois hectares e novo endereço de uma das principais atrações diurnas do São João de Campina Grande, o Sítio São João. A reprodução de um sítio na zona urbana, coordenado pelo secretário de Assistência Social do Município e ativista cultural João Dantas, é a parada obrigatória para quem quer conhecer ou reviver os costumes de vida do homem do interior nordestino.

Em sua nova estrutura, há uma casa de barro, com fogão a lenha, curral, milharal, porteiras de madeira, três engenhos – que funcionarão com motor motriz com mais de 200 anos e óleo diesel –, um engenho a tração animal e um bangüê, que era de uso escravo para produção de açúcar e seus derivados.

Percorrendo o chão de terra, ainda se encontra elementos como a bodega, a casa de farinha, rádio difusora, casa de tipografia, capela, cabine de foto “lambe-lambe”, uma casa que abrigará a produção da Academia de Letras Paraibana e artesanato paraibano.

“Quando se fala em cultura regional, você vai encontrar aqui, você encontrará a arquitetura rural, instrumentos rudimentares, mobília, ferramentas e o costume. É muito difícil você encontrar uma casa de farinha funcionando atualmente. Isso atrai os turistas e as pessoas que viveram assim”, comentou João Dantas.

O sítio é usado, ainda, como cenário para os programas de televisão local e pauta para emissoras nacionais. Permanecerá no novo endereço durante três anos e, após o São João, o projeto seguirá com eventos e aberto à visitação. Entre as novidades no novo espaço, há a preocupação com a acessibilidade para o público e o fraldário para dar suporte às mães que levarem os seus bebês.

A programação começará no dia 05 de junho, a partir das 10h da manhã. Além de possibilitar uma viagem no tempo, os visitantes terão o som da música regional, como o forró pé de serra, banda de pífano, aboiadores e degustação de comidas regionais caseiras. O convite para respirar a cultura nordestina em meio à vegetação, som e sabor do Nordeste em Campina Grande durante o Maior São João do Mundo é o Sítio São João.

Serviço

Local: Rua Luíza Mota, Catolé, esquina com a Avenida Canal, Catolé

Horário de funcionamento: A partir das 10h da manhã

Entrada: Mulher: R$ 2; Homem: R$ 5

Site: http://sitiosaojoao.net/

2 comments

  1. Ademira Paulo da silva

    Boa noite, já visitei o sitio e amei o espaço, esse ano irei com os alunos da minha escola e seus pais para comemorarmos o são joão da nossa escola, então gostaria de saber se é permitido entrar com comida ou bebida, crianças a partir de quantos anos pagam.Por favor mande-me as atrações durante o dia, programamos a viagem para o dia 20 ou 21 de junho.Espero a resposta ansiosa.Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO