“Novembro Azul” realiza testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites

atendimento_nov_azulAté a próxima quinta-feira, 14, a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande estará realizando testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites (B e C) na Praça da Bandeira. O objetivo da ação é ampliar o acesso aos exames para os homens durante o “Novembro Azul”. A mobilização de promoção e prevenção à saúde integral do homem também pretende levar os testes rápidos para os campos de futebol. Ainda serão distribuídos preservativos e informativos sobre as formas de prevenir as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

De acordo com dados da Coordenação Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais, de 2009 até o mês de outubro deste ano, foram notificados 193 casos de aids em pessoas residentes no município, sendo 65% em homens. Os números mostram ainda que 188 pessoas do sexo masculino foram diagnosticadas com algum tipo de hepatite viral no mesmo período, o que representa 54,17% dos casos.

Segundo o responsável pelas ações de prevenção às DST do “Novembro Azul” campinense, Silvestre Gonçalves Maia, os testes rápidos serão disponibilizados nos campos de pelada, como forma de levar os exames preventivos principalmente aos jovens. “O homem não costuma procurar os serviços de saúde, por isso, é preciso ir até eles. Hoje, temos uma epidemia no de aids no Brasil concentrada no público masculino jovem”, justificou.

Silvestre explicou ainda que as ações de prevenção do “Novembro Azul” também vão ser voltadas para os homens acima dos cinquenta anos. No próximo dia 30, por exemplo, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, vai realizar um torneio de pelada com os cinquentões campinenses. “A proposta é oferecer vários serviços de saúde durante a atividade e conscientizar os homens da importância da prevenção”, informou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO