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Multa moral: STTP realiza fiscalização na faixa exclusiva da ônibus

  sttp_multamoralA Prefeitura de Campina Grande, por intermédio da STTP, dá continuidade à execução do cronograma de ações na Avenida Floriano Peixoto para implantação da faixa exclusiva para coletivos e veículos de emergência, com a proibição aos motoristas de parar e estacionar seus veículos no lado direito da via, nos dois sentidos, cuja intervenção visa à melhoria no fluxo de automóveis, reduzindo possíveis congestionamentos naquela avenida.

A faixa exclusiva é uma das melhores ferramentas utilizadas para se garantir uma melhoria da mobilidade urbana e o projeto da Floriano Peixoto vem sendo executado por etapas. Em novembro, foi implantada a sinalização vertical (através de placas de regulamentação) de estacionamento proibido. No mês de dezembro, foi implantada a sinalização horizontal (com marca viária e tachões), com uma campanha educativa junto à comunidade (panfletos, faixas e banneres), além da gestão de conflitos através de reuniões com comerciantes e moradores da região.

sttp_multamoral1Multa Moral – Agora, na última etapa das ações, a STTP está realizando o trabalho de fiscalização e de orientação, através de equipes de agentes de trânsito que estão abordando condutores de veículos e informando das mudanças naquela artéria. Durante esse monitoramento, os agentes também estão orientando os motoristas a conduzirem seus veículos de acordo com a legislação, através da aplicação da chamada multa moral.

De acordo com Vicente Rocha, superintendente da STTP, a multa moral é apenas uma advertência. “Nada mais é que uma orientação. É um panfleto que é entregue ao motorista, orientando que não estacione errado, em desacordo com a sinalização, ou que não conduza seu veículo na faixa exclusiva de ônibus, de táxi e de veículos de utilidade pública” disse, informando que somente a partir de fevereiro é que a STTP estará fazendo a fiscalização punitiva de proibição de estacionamento, com a aplicação da multa pecuniária.

Benefícios – Conforme especialistas, a faixa exclusiva é um beneficio para todos. Bom para o ônibus, que desenvolve sua velocidade operacional, garantindo o cumprimento do quadro de horário; Bom para os táxis, que conseguem circular com mais rapidez; Para os veículos de utilidade pública, como, por exemplo, a ambulância, que tem a possibilidade de chegar mais rápido ao hospital, o que pode garantir o salvamento de uma vida. E, finalmente, é bom para o condutor do veículo particular, porque ele trafega na sua faixa, sem disputar espaço com o ônibus.

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