MP, Bombeiros e lojistas destacam empenho da PMCG para reabertura do Edson Diniz

Ipsem_edson_dinizRepresentantes do Ministério Público, Corpo de Bombeiros e da Associação dos Lojistas do Shopping Edson Diniz destacaram o empenho do prefeito Romero Rodrigues, além de todo o secretariado municipal, na adoção de medidas para reabertura do shopping Edson Diniz após o incêndio ocorrido no último domingo, 09. Em reunião realizada na semana passada, no Ipsem, destacou-se que, além do empenho de equipes da PMCG e Corpo de Bombeiros, a colaboração dos comerciantes é fundamental para que as atividades voltem ao normal com segurança para lojistas e clientes.

A promotora de Justiça Adriana Amorim de Lacerda afirmou que o esforço do poder executivo municipal foi, realmente, compatível com a seriedade da situação. “O Shopping Edson Diniz faz parte do patrimônio da cidade. Então, sob a ótica do Ministério Público, foi muito importante esse empenho da Prefeitura, através do prefeito, secretárias municipais e Ipsem, em solucionar esse grande problema”, disse.

Adriana Amorim ressaltou que os comerciantes terão, necessariamente, que se adequar às normas de segurança impostas por equipes da PMCG e Corpo de Bombeiros. De acordo com a promotora, os comerciantes que não trabalharem dentro dos padrões terão seus nomes encaminhados ao Ministério Público para adoção das medidas cabíveis. “Mas, cremos que, por ser um interesse de todos e urgente, haverá a sensibilização dos lojistas”, destacou.

O comerciante Jobson Alves, presidente da Associação dos Lojistas do Shopping Centro Edson Diniz, confirmou uma série de irregularidades que foram constatadas no local durante as vistorias após o incêndio. “Houve imprudência e, nas assembleias, conversávamos sobre isso. Havia excesso de gambiarras e de lâmpadas, ventiladores ligados de forma irregular e aparelhos de ar condicionado instalados sem a avaliação prévia de um técnico. Era utilizada uma carga excessiva de energia elétrica, além do previsto”, explicou.

Para Jobson, o empenho do poder público municipal está sendo relevante para que as atividades comerciais voltem ao normal. “Não sei o que seria de nós sem o empenho por parte do poder público. Quero dizer, em nome da categoria, que sou muito grato ao prefeito Romero Rodrigues por ter chamado para si um problema que não esperávamos e grato a Deus por não ter acontecido algo mais trágico”, afirmou.

Já o capitão Antônio Ramalho, subcomandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, avaliou como positiva a reunião ocorrida no Ipsem e o empenho da PMCG. “Foi uma reunião pacífica e bastante esclarecedora, aonde cada um expôs sua situação e discutiu-se as falhas no sistema. Havia irregularidades e algumas lojas estavam sem certificados devido a problemas verificados”, declarou.

O Shopping Centro Edson Diniz foi reaberto na manhã desta segunda-feira, 17, nove dias após o incêndio que destruiu parte de sua estrutura. Após vistorias e acordos firmados entre equipes da PMCG, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, MP e comerciantes, o shopping foi reaberto com praticamente 95% de sua capacidade. Já a carga elétrica precisou ser reduzida em aproximadamente 70% para garantir a segurança dos lojistas e consumidores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO