“Mexe, Campina” será apresentado em evento nacional

mexecampinaPrograma de incentivo à prática de atividade física, o “Mexe,Campina” está levando qualidade de vida à população de Campina Grande com ações de promoção à saúde e prevenção de doenças e agravos. Os resultados da experiência, desenvolvida pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), vão ser apresentados na próxima semana no XIX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que acontece entre os dias 07 e 10 de julho no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

O projeto de apresentação do “Mexe, Campina” no evento é de autoria da secretária adjunta de saúde, Eudézia Damaceno. Ela explicou que o programa está conseguindo dar respostas positivas, principalmente na prevenção de doenças como a hipertensão e a diabetes. “Atualmente, contamos com cerca de 44 mil pessoas cadastradas no programa de combate à hipertensão arterial, o que mostra a necessidade de termos uma ação efetiva voltada para o incentivo de um estilo de vida mais saudável da nossa população. A meta do ‘Mexe, Campina’ é atingir 80% dos grupos de idosos, hipertensos, diabéticos e obesos mórbidos”, informou.

A apresentação do “Mexe, Campina” no congresso, que vai reunir secretários de saúde de todo o País, será feita pelo secretário adjunto de Esporte, Teles Albuquerque. Segundo ele, o programa conta com uma equipe multidisciplinar formada por educadores físicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Eles atuam oferecendo aulas de ginástica, atividades físicas, aferição da pressão arterial e dão orientações sobre estilo de vida e saúde de forma gratuita para a população nos bairros da cidade”, disse.

Ainda de acordo com Teles Albuquerque, o “Mexe, Campina” conta com oito academias de saúde instaladas e outras 16 estão em processo de estruturação. “O programa funciona diariamente e vem desenvolvendo diversas ações mobilizadoras, como caminhadas, corridas, aulas de malhação leves e moderadas para todas as idades, tai shi chuan, aula de dança, inclusive dança de rua, aulas de alongamento, passeio ciclístico, aula de capoeira em quatorze espaços públicos”, afirmou.

Também vão participar do XIX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde a secretária de saúde de Campina Grande, Lúcia Derks, e a diretora municipal de vigilância em saúde, Eliete Nunes, coautoras do projeto que será apresentado na capital federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO