“Mamaço” muda rotina do Distrito de Galante

mamacoQuem chegou à Unidade Mista de Saúde do Distrito de Galante na manhã da quarta-feira, 07, pôde perceber que o dia seria diferente por ali. Em uma das entradas do posto médico, quinze mulheres da localidade estavam amamentando seus filhos. Elas e os bebês foram os protagonistas do “Mamaço”, uma das atividades da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que em Campina Grande está sendo realizada até sexta-feira, 09.

A ideia, segundo a apoiadora institucional de saúde da criança da Secretaria Municipal de Saúde, Geuma Marques, foi chamar a atenção da comunidade para a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis primeiros meses de vida. “O mamaço é uma mobilização que acontece anualmente em várias cidades para mostrar o quanto é importante o aleitamento materno para o crescimento saudável da criança, tirando as dúvidas das mães e das gestantes, pois muitas ainda deixam de amamentar por causa dos mitos que envolvem o ato da amamentação”, explicou.

Para esclarecer as principais dúvidas das mulheres em relação à amamentação, também foi realizada uma oficina na Unidade Mista de Saúde pelo enfermeiro Marcos Oliveira, que também é instrutor da estratégia “Amamenta, Alimenta, Brasil”, do Ministério da Saúde. “As mães chegam aqui dizendo que o seu leite é muito fraco, outras falam que não possuem leite suficiente. O que nós fazemos é justamente desmistificar essas questões, mostrando que o leite materno é um alimento completo nos primeiros seis meses e que nenhum outro alimento é mais saudável para o bebê nesta fase”, disse.

Capacitação – Dentro da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta quinta-feira, 08, uma oficina sobre o manejo clínico em aleitamento materno para profissionais da saúde. A atividade vai acontecer das 08h às 12h e das 13h às 17h no auditório do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO